A família de Gabriela Carvalho, menina de 10 anos que morreu em um trágico incêndio, conta que ela era alegre e divertida. O pai da criança conta que a família está sem chão e relata a dor ao perder a segunda filha, durante o acidente na tarde desta terça-feira (25), em Rio Negrinho, no Planalto Norte catarinense. Leandro Carvalho falou com exclusividade ao Grupo ND sobre o incêndio que vitimou sua filha Gabriela. A menina foi encontrada no banheiro da casa de madeira, onde a família morava no bairro Campo Lençol, já sem vida.
“[Ela] era o meu ouro, a minha preciosidade, não devia acontecer isso. ‘Tamo’ sem chão”, afirmou o pai. Amparado por amigos, Leandro chorou a morte da filha durante o velório na Igreja Evangélica Missionária o Semeador, em Rio Negrinho. A família relembra, à reportagem da NDTV Record, que já perdeu outra filha, irmã de Gabriela, aos 7 anos. Na época, ela foi acometida por uma meningite.
Tudo o que se sabe sobre o trágico incêndio
O fogo consumiu a casa de madeira, na rua Cecília Schroeder, por volta das 16h20. Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, major Galeazzi, quando a corporação chegou ao local foi informada de que havia uma criança ainda dentro do imóvel. Os bombeiros iniciaram uma ação paralela ao combate ao incêndio, uma ação de busca e resgate para encontrar Gabriela. A equipe fez um buraco em uma das paredes da residência para conseguir entrar no local. Infelizmente, a vítima já estava sem sinais vitais quando foi localizada no banheiro da casa, o único construído em alvenaria.
Fatalidade
O delegado Rubens Passos de Freitas, que está acompanhando o caso, acredita que o caso se trata de uma fatalidade. Segundo ele, porém, é necessário aguardar o laudo pericial para definir os próximos passos da apuração. “A princípio parece ter sido uma fatalidade mesmo, mas de qualquer forma o protocolo nosso é aguardar o laudo para ver se é possível apontar a causa do incêndio […]. A gente acredita que tenha sido uma fatalidade mesmo, algum acidente doméstico”, diz Rubens.
Combate às chamas
Ao todo, 120 mil litros d’água foram usados para controlar o incêndio, que também colocou em risco casas vizinhas, que já apresentavam pequenos focos. Foram cerca de cinco horas para combater as chamas.
Os bombeiros montaram três linhas de ataque e usaram cinco caminhões de combate ao incêndio, dois caminhões pipas e um caminhão da brigada de incêndio de um supermercado de São Bento do Sul, que se colocou à disposição para auxiliar a ocorrência. Ainda segundo os bombeiros, por volta das 22h30 o fogo recomeçou e as equipes tiveram que retornar ao local para controlar as chamas. Duas pessoas, mãe e a vó da criança que morreu, foram encaminhadas ao hospital após passarem mal durante a ocorrência.
Em audiência de conciliação realizada no STF (Supremo Tribunal Federal) nesta segunda-feira (31), representantes municipais, estaduais e federais decidiram que um estudo será feito para definir os critérios que serão utilizados para aplicabilidade de investimentos no Aeroporto de Navegantes, dentre eles a segunda pista do terminal. O estudo contratado definirá os critérios para o PMI (Programa de Melhoria de Infraestrutura), proposta que a concessionária responsável pelo aeroporto deve apresentar periodicamente relatando as condições atuais do terminal e investimentos necessários para o futuro.
Estudo definirá viabilidade da segunda pista no Aeroporto de Navegantes
Este é considerado mais um passo para buscar uma solução para reivindicação da construção de uma segunda pista no aeroporto, há anos aguardada pela população. “Desde o início de 2023 estamos comprometidos com essa demanda da região, que é a construção de uma nova pista para permitir a ampliação das operações do aeroporto. O Governo do Estado seguirá acompanhando até conseguirmos concretizar essa importante obra de infraestrutura para o nosso Litoral Norte”, disse o governador Jorginho Mello. Conforme ficou acordado na audiência realizada em Brasília, os órgãos federais, estadual e municipal envolvidos terão 90 dias para apontar quais critérios deverão integrar o estudo, como demanda de cargas, passageiros e impacto na operação do complexo portuário. Caso seja construída, a segunda pista do Aeroporto de Navegantes atenderia também aviões cargueiros. O Plano Diretor do terminal, aprovado em 2013, prevê uma segunda pista de 2,6 km, onde os aviões cargueiros poderiam pousar e decolar.
A administração do aeroporto se manifestou sobre o assunto por meio de nota, informando que “o contrato de concessão não prevê construção de uma segunda pista no aeroporto, mas segue em diálogo com o poder público e o setor produtivo do Estado sobre o tema”.
Além do governador, estiveram presentes na audiência o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins; o prefeito de Navegantes, Liba Fronza; o procurador geral de SC, Márcio Vicari; e a secretária de Articulação Nacional, Vânia Franco.
Ex-aluno invade escola portando uma faca em busca de uma professora e é apreendido durante uma ação conjunta da Guarda Municipal e PM (Polícia Militar) em Caçador, no Meio-Oeste de Santa Catarina. O fato aconteceu na tarde de segunda-feira (31), na Escola Morada do Sol. Segundo informações da prefeitura de Caçador, o ex-aluno invadiu a instituição, pulou o muro e quebrou vidraças, causando danos ao patrimônio público. O botão do pânico foi acionado e um sistema de emergência instalado nas escolasmunicipais.
Em cerca de quatro minutos, a Guarda Municipal chegou ao local com imagens do suspeito captadas pelo videomonitoramento. A PM, que já estava presente, garantiu a segurança enquanto uma viatura realizava as buscas pelo ex-aluno. Segundo informações da diretoria da escola, o ex-aluno havia recebido uma advertência na semana anterior e teria retornado ao local insatisfeito, buscando uma professora que, naquele momento, não estava presente.
A PM informou que, ao ser localizado, o adolescente portava uma faca e demonstrou resistência ativa durante a apreensão, desacatando os agentes e danificando a viatura policial. Após ser contido, ele foi conduzido à DPCA (Delegacia de Polícia da Criança e do Adolescente) para os procedimentos legais. Para reforçar a segurança, a Guarda Municipal permaneceu presencialmente na escola durante as aulas. Novas informações sobre o caso devem ser divulgadas nesta terça-feira (1º), após a análise detalhada dos fatos pelas autoridades competentes.
Quem deseja conhecer ou comprar uma lancha terá a oportunidade de fazer um test drive nos próximos dias. Isto porque o estaleiro Fibrafort anunciou a segunda edição do Fibrafort Factory, feira náutica realizada de 4 a 13 de abril na Marina Itajaí, no Litoral Norte catarinense. O evento reunirá uma linha inteira de embarcações na água pela primeira vez, além de oferecer ao público a oportunidade de conhecer modelos de 18 a 42 pés com preços de fábrica. Ao todo, serão oferecidas para test drive em lanchas 13 embarcações que variam entre R$ 180 mil e vão até mais de R$2,5 milhões.
Assim como no automotivo, o test drive é direcionado ao público interessado em comprar alguma embarcação. Neste caso, a marca disponibilizará um marinheiro para realizar o passeio. Aberto ao público, o evento comemora os 35 anos da marca e trará novidades do setor náutico, em expansão na região, e atrações musicais aos finais de semana. Durante os 10 dias de feira, a expectativa é reunir público de diversas partes do Brasil.
“Essa será uma grande festa, e nada melhor do que comemorarmos do jeito que mais amamos: ao lado dos nossos parceiros, colaboradores e clientes, proporcionando momentos especiais, além de muitas oportunidades”, destaca Barbara Martendal, gerente comercial e de marketing do estaleiro. O evento é gratuito e os interessados podem fazer a inscrição por meio do link. De segunda a sexta-feira, o evento será das 10h às 19h. Aos sábados, das 10h às 20h. Já aos domingos, das 10h às 17h.