A paciente, natural de Indaial, passou pela operação com acompanhamento de uma equipe multiprofissional altamente treinada. Segundo a filha, Cristiane Antunes Schneider, o resultado superou as expectativas da família. “Fomos informadas que a cirurgia seria feita com esse novo aparelho e que toda a equipe estaria envolvida. Minha mãe não conseguia mais caminhar, sentia fortes dores e chegou a se aposentar por invalidez em razão dos problemas na coluna”, relatou. As primeiras cirurgias com uso da nova tecnologia ocorreram na quarta e sexta-feira da última semana de março (26 e 28), após intenso treinamento com médicos, enfermeiros, instrumentistas e equipe de apoio, promovido pela empresa responsável pela tecnologia. Os dois primeiros procedimentos, realizados pelo SUS, foram conduzidos pelo neurocirurgião Dr. Rafael Cordeiro dos Santos.
“Com o neuronavegador temos uma visualização detalhada das estruturas ósseas e podemos posicionar os implantes com precisão milimétrica. Isso reduz significativamente o risco de lesão neurológica e melhora o tempo de recuperação dos pacientes”, explica o Dr. Rafael.
Além do SUS, o neuronavegador também está disponível para pacientes particulares e de convênio. Foi o caso do paciente operado pelo médico ortopedista e com especialidade em Cirurgia da Coluna Vertebral, Paulo Vinícius Silva Salustiano, em um procedimento de escoliose de alta complexidade. “Esse tipo de cirurgia exige precisão tridimensional, envolve riscos neurológicos e requer um planejamento muito cuidadoso. O neuronavegador permite que os implantes sejam posicionados com exatidão, reduzindo riscos e oferecendo mais segurança para a equipe e para o paciente”, explica.
A coordenadora de Órteses, Próteses, Materiais Especiais e Equipamentos do hospital, Magda R. Mendes, que acompanhou todo o processo de aquisição do equipamento, celebrou a realização das primeiras cirurgias.
Para Magda, a humanização no atendimento é o que norteia a atuação do hospital. “Independente se o paciente é SUS ou particular, o foco é sempre o mesmo: oferecer o melhor resultado possível, com segurança, precisão e acolhimento. O neuronavegador é um símbolo disso — da tecnologia a serviço da vida”, completa.
Pé de maconha é encontrado próximo à creche na tarde desta terça-feira (15), no bairro Bom Jesus, em Curitibanos, no Meio-Oeste de Santa Catarina. A planta localizada pela Polícia Civil, tinha mais de dois metros e pesava cerca de 2,5 quilos. Estava parcialmente escondida atrás de um cobertor, mas, devido ao porte, suas folhas podiam ser vistas da rua. A apreensão aconteceu durante diligências realizadas pela DIC (Divisão de Investigação Criminal) da Polícia Civil. Segundo os agentes, a planta era cultivada nos fundos de uma casa situada nas imediações de uma unidade de ensino infantil.
Diante do flagrante, o pé de maconha foi arrancado e apreendido. A Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar as circunstâncias do cultivo e identificar os responsáveis.
Um ranking do IBGE divulgado em março identifica os Centros de Gestão existentes em todo o país. Itajaí ocupa a 26ª posição nacional, sendo o município de maior valor dentre os que não são capitais nem fazem parte de regiões metropolitanas na pesquisa de Gestão do Território 2024. A cidade do Litoral Norte de Santa Catarina integra um seleto grupo onde apenas 39,1% dos municípios brasileiros está presente, sendo considerada como Centro de Gestão do Território, isto é, uma das responsáveis pelo papel de comando na rede urbana brasileira.
O estudo traz aspectos sobre a Gestão Empresarial (municípios com atividades empresariais que atuam de forma articulada a outros municípios); e sobre a Gestão Pública (instituições públicas estaduais e federais com unidades descentralizadas). Segundo o instituto, o resultado de Itajaí foi impulsionado principalmente pelo desempenho do município no indicador de “intensidade empresarial”, ao abrigar um número expressivo de sedes e filiais de empresas multilocalizadas.
No ranking do IBGE, a cidade chegou a superar até mesmo o indicador de capitais como Manaus (AM), Cuiabá (MT) e Belém (PA). “Tem uma pujança grande no estado de Santa Catarina, que não está restrita à capital. Isso é uma coisa que interessa muito, porque cada vez mais as cidades do interior do estado têm maior papel econômico e político”, avalia a gerente substituta e assistente da pesquisa, Evelyn Pereira. Entre as cidades que mais apresentaram crescimento relativo do número de assalariados externos, Itajaí se destaca por seu setor industrial e pelo polo naval/portuário. Nesse ranking, a cidade é destaque pelo crescimento no comparativo entre os anos de 2012 e 2021.
O indicador contabiliza a quantidade de funcionários assalariados que residem em cidades diferentes da sede da empresa. “Entre as cidades que mais apresentaram crescimento relativo do número de assalariados externos, Itajaí se destaca com 79,8%”, aponta o relatório.
“O Município de Itajaí está atento e junto com a sociedade vai construir um ambiente de negócios ainda melhor para uma cidade cada vez mais próspera”, avalia o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, João Paulo Kowalsky.
Um incêndio na PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) fez com que o campus universitário fosse evacuado às pressas, no início da noite desta terça-feira (15). Segundo informado pelo Corpo de Bombeiros, as chamas teriam começado no TUCA (Teatro Universitário), no bloco azul da instituição de ensino superior. Até o momento, não há informações sobre feridos. Conforme publicado pelo portal RIC, os bombeiros atuam no controle do incêndio na PUCPR, que já atinge grandes proporções. À RIC, a assessoria de imprensa da PUCPR disse que está verificando a situação.
Em decorrência do incêndio na PUCPR, algumas ruas do bairro Prado Velho, em Curitiba, foram bloqueadas para atendimento da ocorrência