A cidade de Camboriú completará 141 anos no próximo dia 5 de abril. Por isso, o Município organiza uma programação de oito dias com uma série de eventos culturais, esportivos e sociais que iniciam neste sábado (29) e seguem até o dia da celebração. Entre as atrações para o aniversário de Camboriú, destacam-se apresentações artísticas e culturais por toda a cidade, com uma programação musical especial na frente ao paço municipal todos os dias no período da tarde.
O tradicional casamento coletivo abre os festejos no primeiro dia da programação do aniversário de Camboriú. Já no domingo (30), um passeio ciclístico terá saída às 8h, com o percurso iniciando na Praça das Figueiras. O evento, que promove lazer, saúde e sustentabilidade, contará com dois trajetos: um percurso de 3 km, voltado para iniciantes, e um desafiador de 35 km pelo Circuito Jacaré, para os ciclistas mais experientes. Os participantes serão acompanhados por uma equipe de apoio e segurança, além de brindes e hidratação ao longo do trajeto. A partir do dia 4, o Varal do Rock será montado, e ainda haverá a sessão solene da Medalha Amadio Dalago na Câmara de Vereadores, ação educativa nas escolas e o esperado Encontro Internacional das Etnias. No mesmo dia, o Distrito do Monte Alegre (que abrange os bairros Conde Vila Verde, Taboleiro, Monte Alegre e Várzea do Ranchinho) também terá a sua comemoração.
Durante o dia, o centro administrativo do município será transferido para o CAIC Jovem Ailor Lotério, na Rua Lauro Francisco dos Santos, 1205. O local receberá diversas secretarias municipais e as fundações, que participarão ativamente das ações da programação.
O ponto alto da programação ocorrerá no dia 5 de abril com a Festa dos Amigos, shows de artistas locais e regionais, e a tradicional entrega da Medalha Wilson Plautz, que homenageia cidadãos que se destacaram pelo seu trabalho em prol da cidade. A programação contará ainda com o corte de bolo da cidade. Sábado (29)
13h às 15h – Saxofonista Gabriel Ferreira, em frente à prefeitura
15h – Casamento coletivo no Salão Paroquial Cristo Rei
18h – Celebração ecumênica na Praça das Figueiras.
Domingo (30)
08h às 11h – Passeio Cicloturístico de Camboriú
13h às 20h Feira Cultural na Praça das Figueiras (Artesanato, Shows e Gastronomia): BárbaraDamásio, Coral da APAE, Grupo Tchê Campeiro e Grupo de Maracatu
20h às 22h Noite de Premiações: Lilian Cancion & Trio, na Praça das Figueiras
Segunda-feira (31)
9h – Mostra de talentos esportivos na Praça das Figueiras
10h às 12h – Festival de Atletismo no IFC Campus Camboriú
13h às 15h – Gaiteiro Luciano Guarise, em frente à prefeitura
20h às 22h – Noite de humor: Gruparte Show, Teatro Infantil, Emsamble, Grupo Trânsito e Teatro na Praça das Figueiras
Terça-feira (1º)
8h30 – Plantio de árvores em área degradada do município
13h às 15h – Lívia Tigre, em frente à prefeitura
14h30 – Plantio de árvores em área degradada do município
19h30 às 22h – Varal do Rock – Internacional e nacional: Rock and Roll Shoes, Tiago Crauss & Banda, no Parque Maria Aparecida Ganancini Vignoli
Quarta-feira (2)
10h – Instalação da Escultura “O Broqueiro”, na Praça do Broqueiro
13h às 15h – Voz e violão com Edinan Barbosa em frente à prefeitura
18h – Entrega da Medalha Wilson Plautz na Câmara de Vereadores de Camboriú
20h às 22h – Noite Musical: Orquestra Uni Movimento e Grupo Vocal da Fundação Cultural, no auditório do IFC Campus Camboriú
Quinta-feira (3)
10h – Formatura do Grupo Jovem Aprendiz e Implantação do CIEE (Núcleo Centro de Interação Empresa Escola) no auditório da prefeitura
13h às 15h – Voz e violão Kaline Bueno, em frente à prefeitura
16h às 18h – Olimpíadas Hiperdia, Concurso de Dança de Salão e Tarde Dançante no Ginásio de Esportes Irineu Bornhausen
19h – Sessão Solene – Medalha Amadio Dalago, na Câmara de Vereadores de Camboriú
20h – Noite de Louvor: bandas e grupos musicais na Praça das Figueiras
Sexta-feira (4) – Aniversário do Distrito do Monte Alegre
8h30 – Mudança do Centro Administrativo da prefeitura para o Distrito do Monte Alegre. Saída com a Carreta da Alegria da Praça das Figueiras em direção ao CAIC Jovem Ailor Lotério.
13h às 15h – Voz e violão com Ana Salles em frente à prefeitura
10h às 17h – Dia do Lazer: atrações para crianças e adolescentes – banda do Exército, Grupo Latarte, Júnior e Wesley, Peterson e Canhoto e Camboriú Dance no CAIC Jovem Ailor Lotério
20h – 8º Encontro Internacional de Etnias e 3ª edição do Camboriú Danças Folclóricas – Países da América Latina no Ginásio de Esportes Irineu Bornhausen
Sábado (5) – Aniversário de Camboriú
8h30 às 10h30 – Vinil Jazz no Ginásio de Esportes Irineu Bornhausen
9h – Corte do bolo no Ginásio de Esportes Irineu Bornhausen
10h às 17h – Festa dos Amigos na Praça das Figueiras
14h às 18h – Campeonato de Skate Street no Complexo Esportivo do Santa Regina
O Partido Novo realizou, nesta sexta-feira (16), um encontro em Florianópolis para reunir seus representantes e traçar planos para as eleições de 2026. O evento aconteceu na Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) e contou com a presença de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, pré-candidatos e presidentes de diretórios municipais do partido. Também participaram da reunião os líderes nacionais e estaduais do Novo, como o presidente nacional Eduardo Ribeiro, o presidente estadual Kahlil Zattar, o deputado federal Gilson Marques e o deputado estadual Matheus Cadorin. Eles apresentaram ideias e objetivos para os próximos anos, com foco em aumentar o número de representantes do partido na Alesc, na Câmara dos Deputados e no Senado.
Antes do início do evento, o presidente estadual Kahlil Zattar conversou com o portal ND Mais e destacou o crescimento do partido em Santa Catarina. Segundo ele, o estado foi o único do Brasil onde o Novo teve um crescimento expressivo nas últimas eleições. “Crescemos 30% em 2022 e queremos crescer mais 30% até 2026”, afirmou. Durante o encontro, os participantes falaram sobre o que diferencia o trabalho do Novo nos cargos públicos, os desafios da próxima eleição e as estratégias para conquistar mais cadeiras no Congresso Nacional. O Instituto Libertas também esteve presente e apresentou cursos e treinamentos voltados para a formação de lideranças políticas. O evento foi encerrado com rodas de conversa simultâneas entre mandatários, pré-candidatos e dirigentes municipais, com o objetivo de alinhar estratégias e fortalecer a atuação conjunta no estado. Também participaram da reunião os líderes nacionais e estaduais do Novo, como o presidente nacional Eduardo Ribeiro, o presidente estadual Kahlil Zattar, o deputado federal Gilson Marques e o deputado estadual Matheus Cadorin. Eles apresentaram ideias e objetivos para os próximos anos, com foco em aumentar o número de representantes do partido na Alesc, na Câmara dos Deputados e no Senado.
A Receita Federal decidiu manter a classificação do Terminal de Cargas do Aeroporto de Joinville, no Norte catarinense, como área primária, evitando o aumento de tarifas e garantindo segurança jurídica às operações logísticas no local. A medida foi oficializada por meio da Instrução Normativa nº 2.266, publicada na terça-feira (13). “É uma notícia muito importante para Joinville, pois faz com que a gente não venha a ter perdas de receita e serviço na nossa cidade. Ela traz segurança jurídica para os envolvidos no trabalho de importação e exportação. Além disso, é uma demanda que resolve uma questão jurídica de Joinville e também para outras cidades do país”, destacou o prefeito Adriano Silva (Novo). Com a decisão, permanecem válidas as tarifas praticadas nos últimos 12 anos. Segundo a Prefeitura de Joinville, a mudança evita prejuízos estimados em R$ 130 milhões por ano e preserva a competitividade do aeroporto no transporte de mercadorias. “O que defendemos em Brasília foi aceito pela Receita Federal. Quem ganha é a cidade de Joinville, que se posiciona como estratégica para a logística no Sul do Brasil”, afirmou o secretário de Governo Gilberto Leal, que representou o prefeito nas tratativas com o governo federal. A reclassificação definitiva ocorre após uma medida temporária da Receita, no início do ano, que restabeleceu o status de área primária por 60 dias. Nesse período, a prefeitura, entidades empresariais, vereadores e o senador Esperidião Amin (PP) atuaram para sustentar a demanda. A administração do aeroporto divulgou nota comemorando a normativa, que considera um avanço para regularização do fluxo logístico. Segundo a concessionária, a decisão garante agilidade, economia e previsibilidade para o setor produtivo da região Norte de Santa Catarina.
O Programa Aprendiz Industrial, o programa de Jovem Aprendiz da Tupy, multinacional do ramo da metalurgia, está com inscrições abertas em Joinville, Norte de Santa Catarina. Nesta edição, estão disponíveis 95 vagas para os cursos de Mecânica Industrial, Assistente Administrativo e Qualidade em Metalurgia. O programa, realizado semestralmente, oferece aprendizado teórico e prático, e prepara os participantes para atuarem no setor industrial. Desde o início do Programa de Jovem Aprendiz na Tupy, em 2002, já passaram pela indústria 2435 jovens, só na sede da empresa, em Joinville.
Requisitos para participar do programa de jovem aprendiz da Tupy
Para participar, os candidatos devem ter entre 18 e 22 anos, estar cursando ou ter concluído o ensino médio, e possuir disponibilidade para trabalhar em horário comercial, de segunda a sexta-feira. A remuneração é de R$ 1863,64, os jovens aprendizes terão acesso a benefícios como transporte, alimentação, convênio odontológico, seguro de vida, além de desconto em folha para medicamentos e supermercado.
Como ocorrem as inscrições e quando são as contratações?
O processo seletivo contará com etapas online e presenciais. As contratações ocorrerão em agosto, período em que também iniciam os cursos no Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), parceiro do programa.
A duração é de um ano e inclui capacitação gratuita, um suporte para o desenvolvimento profissional para que os jovens possam atuar de forma contributiva à sociedade.
Os interessados podem se inscrever até o dia 15 de junho por meio do formulário disponível no site da empresa.