Connect with us

Sem categoria

Cachorra resgatada em ponte de Joinville se recupera, passeia em parque e ganha adotante

Publicado

em

A cachorra Veneza, resgatada ferida na noite de terça-feira (25) em Joinville, permanece em tratamento no CBEA (Centro de Bem-Estar Animal) do município. A cadela, que havia sido encontrada com sinais de traumatismo craniano e hematomas na face, além de uma lesão perfurante na região craniana, passou por exames de sangue e raio-x. O diagnóstico revelou leve anemia e trombocitopenia, uma redução nas plaquetas. O tratamento já foi iniciado e, embora não haja previsão de alta, sua evolução clínica é considerada positiva, segundo a equipe técnica. Na manhã de quinta-feira (27), Veneza teve um breve passeio ao sol na praça próxima à clínica.

“O resgate foi bem rápido. Recebemos o chamado por volta das 21h e às 21h30 a Veneza estava sendo resgatada. Foi o tempo de deslocamento entre o CBEA, que fica no bairro Vila Nova, até o bairro Comasa. Com as ambulâncias veterinárias que temos no CBEA, preparadas para esse tipo de resgate, o animal é acolhido e já iniciamos os primeiros atendimentos”, explica Elisabet de Sousa Mendes, gerente do CBEA Joinville. O CBEA, vinculado à Secretaria do Meio Ambiente de Joinville, é responsável pelo atendimento de animais em situação de risco, como feridos, atropelados ou vítimas de maus-tratos. Em 2024, o centro realizou mais de 1.900 atendimentos, incluindo cirurgias, exames e tratamentos veterinários diversos.

Adoção

Veneza já tem um possível adotante, que participou do resgate da cadela. O processo de adoção será formalizado após sua recuperação total. O CBEA também disponibiliza outros animais para adoção, cujos interessados podem consultar no site da Prefeitura de Joinville. Em 2024, foram registradas 366 adoções, além de 216 animais resgatados de casos de maus-tratos. No mesmo dia em que Veneza foi resgatada da ponte Raimundo Paulo da Silveira, dois filhotes de gato foram encontrados jogados em uma ribanceira na região do Itaum. O caso foi denunciado pela ONG Frente de Ação pelos Direitos Animais (Frada) e está sendo investigado pelas autoridades. Os filhotes estão sob os cuidados de uma protetora independente. Legislação e investigação

Ambos os casos de maus-tratos serão apurados. De acordo com a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998) e a Lei nº 14.064/2020, que aumentou a pena para maus-tratos contra cães e gatos, os responsáveis podem ser punidos com reclusão de 2 a 5 anos, além de multa e proibição de guarda de animais. Se o crime resultar na morte do animal, a pena pode ser aumentada.

Continuar lendo
COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem categoria

Alagamento sem chuva? Confira fenômeno que inundou ruas de Florianópolis em dia de sol

Publicado

em

Um fenômeno curioso ocorreu em Florianópolis, capital de Santa Catarina, neste domingo (30) de sol. Devido a maré alta, um alagamento fez com que a avenida da Saudade, sentido Norte da Ilha, tivesse uma das faixas isoladas. Segundo divulgado pelo inspetor da Guarda Municipal de Florianópolis, Ricardo Pastrana, nas redes sociais, o acúmulo das águas também atingiu ambos os sentidos da SC-405. Porém, apesar de lento, o trânsito segue fluindo nos locais. A GMF alerta aos motoristas para que tenham atenção redobrada ao passar pelos locais alagados. É necessário reduzir a velocidade dos veículos. Um vídeo enviado ao Portal ND Mais mostra a situação de perto. A maré alta ocorre quando o nível do mar sobe em relação à costa, cobrindo mais a faixa de areia. O motivo é a força gravitacional da lua e, em menor grau, do sol, que puxam a água do oceano em sua direção.

Continuar lendo

Sem categoria

“Emoção e paixão”: primeira etapa do Catarinense de Remo movimenta Florianópolis

Publicado

em

A primeira etapa do Campeonato Catarinense de Remo foi disputada neste domingo em Florianópolis e trouxe consigo muita emoção e disputas acirradas não só para os participantes, como também movimentou todos os presentes na manhã quente e ensolarada de Florianópolis. As práticas para o esporte estavam ideais no local de disputa. O clima era agradável para os competidores e também para as famílias que acompanhavam o evento. Apesar do forte calor, a presença de público foi grande para prestigiar a primeira etapa que marcou o início do campeonato estadual deste ano.

Para o presidente da Federação Catarinense de Remo, o crescimento do esporte e os sucessos dos eventos realizados demonstram que o remo tem um espaço fundamental na cidade de Florianópolis. “Quando os clubes crescem, a competitividade cresce junto. Nossos clubes de remo estão crescendo a cada ano que passa e isso me faz ter a certeza de que o campeonato será tão disputado quanto o do ano passado, trazendo cada vez mais paixão e emoção para as equipes e para quem acompanha o esporte”, disse Leonardo. Sobre a tradição do evento, Leonardo também ressaltou que o esporte é cada vez mais abraçado pela comunidade e ocupa um lugar essencial na cidade. “É a competição desportiva mais antiga em exercício no nosso estado. São mais de cem anos de campeonato. Hoje temos um grande receptivo para receber as famílias nestes eventos, é um dia para quem gosta de esportes ao ar livre e tem sido assim durante as competições”, completa o presidente da Federação Catarinense de Remo.

Continuar lendo

Sem categoria

Empresário abre sua praia particular em Floripa para receber amigos de Criciúma

Publicado

em

O empresário Ronaldo Freitas, o Fino, herdeiro do ex-magnata Hilário Freitas e pai do deputado federal Daniel Freitas, abriu a paradisíaca praia particular da família em Governador Celso Ramos para um grande grupo de casais amigos de Criciúma, com direito a hospedagem, comida e bebida de primeira, tendo como palco o cenário cinematográfico do local.

Continuar lendo

MAIS LIDAS