A temporada de verão 2024/2025 registrou números recordes para o Aeroporto de Florianópolis. Entre dezembro e fevereiro, mais de um milhão e 500 mil passageiros passaram pelo terminal, 23% a mais do que no mesmo período da temporada anterior. Os dados também consolidam o aeroporto como um dos principais destinos de operações internacionais com desembarque no Brasil. Conforme dados da Zurich Airport Brasil, concessionária que administra o Aeroporto de Florianópolis, o terminal ultrapassou a marca de 500 mil passageiros estrangeiros em um único mês, recebendo 547.203 viajantes de outros países. Além disso, os dias 19 e 25 de janeiro registraram recordes na história do aeroporto.
19 de janeiro: maior movimento da história do terminal, com 20.400 passageiros;
25 de janeiro: recorde de decolagens de voos internacionais em um único dia, 32 decolagens.
Terminal catarinense é referência em operações internacionais
De acordo com os dados da concessionária, 541.613 de viajantes internacionais passaram pelo Aeroporto de Florianópolis nos últimos três meses. Os dados fazem do terminal o 3º do Brasil em movimentação de passageiros estrangeiros, atrás apenas de Guarulhos (SP) e Galeão (RJ). O aeroporto da capital catarinense ocupa a posição pelo segundo ano seguido. A Argentina, tradicional origem nesta época do ano, lidera o ranking de movimentação de passageiros internacionais da temporada. De dezembro a fevereiro, 258 mil pessoas utilizaram os voos que ligam Florianópolis a Buenos Aires, Córdoba e Rosário – crescimento de 58% no número de passageiros em relação à temporada passada. Em seguida aparece Santiago do Chile, com um aumento de 80% no número de passageiros, em comparação com o período anterior. A força do mercado chileno de viagens lotou até dez voos por dia, com três companhias aéreas operando o destino: Latam, Sky e JetSmart. Outro fator decisivo para a internacionalização do Aeroporto de Florianópolis foram as rotas que ligam o estado a Lisboa, em Portugal, e aos Estados Unidos e Caribe, via Panamá. As rotas estrearam em 2024 e, pela primeira vez, operaram durante o verão, com ocupação média de 85%.
Aeroporto de Florianópolis registra recordes na temporada 2024/2025
O mês de janeiro é o mais movimentado do ano para o terminal da capital catarinense, aponta a Zurich Airport Brasil. A novidade, nesta temporada, é que o comportamento dos visitantes se manteve também em fevereiro, que registrou uma média diária de 17.500 passageiros, apenas 100 passageiros a menos que a média de janeiro.
“Nós temos trabalhado ao longo dos últimos anos, junto com uma série de parceiros, para aumentar a diversidade de voos e colocar Santa Catarina em um lugar de destaque entre os destinos nacionais e, principalmente, internacionais. Ficamos muito satisfeitos em ver o resultado desse esforço conjunto representado nos números inéditos da temporada de verão”, pontua Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil. As três rotas com mais passageiros na temporada foram, respectivamente, Congonhas e Guarulhos, em São Paulo, e Santiago do Chile. No total, entre voos domésticos e internacionais, o aeroporto de Florianópolis operou 22 rotas. São elas:
O Partido Novo realizou, nesta sexta-feira (16), um encontro em Florianópolis para reunir seus representantes e traçar planos para as eleições de 2026. O evento aconteceu na Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) e contou com a presença de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, pré-candidatos e presidentes de diretórios municipais do partido. Também participaram da reunião os líderes nacionais e estaduais do Novo, como o presidente nacional Eduardo Ribeiro, o presidente estadual Kahlil Zattar, o deputado federal Gilson Marques e o deputado estadual Matheus Cadorin. Eles apresentaram ideias e objetivos para os próximos anos, com foco em aumentar o número de representantes do partido na Alesc, na Câmara dos Deputados e no Senado.
Antes do início do evento, o presidente estadual Kahlil Zattar conversou com o portal ND Mais e destacou o crescimento do partido em Santa Catarina. Segundo ele, o estado foi o único do Brasil onde o Novo teve um crescimento expressivo nas últimas eleições. “Crescemos 30% em 2022 e queremos crescer mais 30% até 2026”, afirmou. Durante o encontro, os participantes falaram sobre o que diferencia o trabalho do Novo nos cargos públicos, os desafios da próxima eleição e as estratégias para conquistar mais cadeiras no Congresso Nacional. O Instituto Libertas também esteve presente e apresentou cursos e treinamentos voltados para a formação de lideranças políticas. O evento foi encerrado com rodas de conversa simultâneas entre mandatários, pré-candidatos e dirigentes municipais, com o objetivo de alinhar estratégias e fortalecer a atuação conjunta no estado. Também participaram da reunião os líderes nacionais e estaduais do Novo, como o presidente nacional Eduardo Ribeiro, o presidente estadual Kahlil Zattar, o deputado federal Gilson Marques e o deputado estadual Matheus Cadorin. Eles apresentaram ideias e objetivos para os próximos anos, com foco em aumentar o número de representantes do partido na Alesc, na Câmara dos Deputados e no Senado.
A Receita Federal decidiu manter a classificação do Terminal de Cargas do Aeroporto de Joinville, no Norte catarinense, como área primária, evitando o aumento de tarifas e garantindo segurança jurídica às operações logísticas no local. A medida foi oficializada por meio da Instrução Normativa nº 2.266, publicada na terça-feira (13). “É uma notícia muito importante para Joinville, pois faz com que a gente não venha a ter perdas de receita e serviço na nossa cidade. Ela traz segurança jurídica para os envolvidos no trabalho de importação e exportação. Além disso, é uma demanda que resolve uma questão jurídica de Joinville e também para outras cidades do país”, destacou o prefeito Adriano Silva (Novo). Com a decisão, permanecem válidas as tarifas praticadas nos últimos 12 anos. Segundo a Prefeitura de Joinville, a mudança evita prejuízos estimados em R$ 130 milhões por ano e preserva a competitividade do aeroporto no transporte de mercadorias. “O que defendemos em Brasília foi aceito pela Receita Federal. Quem ganha é a cidade de Joinville, que se posiciona como estratégica para a logística no Sul do Brasil”, afirmou o secretário de Governo Gilberto Leal, que representou o prefeito nas tratativas com o governo federal. A reclassificação definitiva ocorre após uma medida temporária da Receita, no início do ano, que restabeleceu o status de área primária por 60 dias. Nesse período, a prefeitura, entidades empresariais, vereadores e o senador Esperidião Amin (PP) atuaram para sustentar a demanda. A administração do aeroporto divulgou nota comemorando a normativa, que considera um avanço para regularização do fluxo logístico. Segundo a concessionária, a decisão garante agilidade, economia e previsibilidade para o setor produtivo da região Norte de Santa Catarina.
O Programa Aprendiz Industrial, o programa de Jovem Aprendiz da Tupy, multinacional do ramo da metalurgia, está com inscrições abertas em Joinville, Norte de Santa Catarina. Nesta edição, estão disponíveis 95 vagas para os cursos de Mecânica Industrial, Assistente Administrativo e Qualidade em Metalurgia. O programa, realizado semestralmente, oferece aprendizado teórico e prático, e prepara os participantes para atuarem no setor industrial. Desde o início do Programa de Jovem Aprendiz na Tupy, em 2002, já passaram pela indústria 2435 jovens, só na sede da empresa, em Joinville.
Requisitos para participar do programa de jovem aprendiz da Tupy
Para participar, os candidatos devem ter entre 18 e 22 anos, estar cursando ou ter concluído o ensino médio, e possuir disponibilidade para trabalhar em horário comercial, de segunda a sexta-feira. A remuneração é de R$ 1863,64, os jovens aprendizes terão acesso a benefícios como transporte, alimentação, convênio odontológico, seguro de vida, além de desconto em folha para medicamentos e supermercado.
Como ocorrem as inscrições e quando são as contratações?
O processo seletivo contará com etapas online e presenciais. As contratações ocorrerão em agosto, período em que também iniciam os cursos no Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), parceiro do programa.
A duração é de um ano e inclui capacitação gratuita, um suporte para o desenvolvimento profissional para que os jovens possam atuar de forma contributiva à sociedade.
Os interessados podem se inscrever até o dia 15 de junho por meio do formulário disponível no site da empresa.