Connect with us

Geral

Deputados aprovam distribuição gratuita de cannabis medicinal em Santa Catarina

Publicado

em

A rede pública de saúde em Santa Catarina passará a fornecer medicamentos à base de maconha. O projeto que institui a política de distribuição gratuita de cannabis medicinal foi aprovado por maioria nesta quarta-feira (27) na Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina). Com a aprovação do projeto, o Governo de Santa Catarina tem 90 dias para iniciar, através do SUS (Sistema Único de Saúde), o fornecimento gratuito de medicamentos compostos de cannabis. Os remédios devem ter caráter farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado de cannabis, com finalidade profilática, terapêutica, paliativa ou para fins de diagnóstico.

Os pacientes, para obtê-los, precisam estar passando por tratamento que tenha o uso da cannabis cientificamente eficiente e comprovado. A partir da implementação desta política, eles poderão adquirir medicamentos canábicos sem precisar pagar.

Entre os objetivos específicos da nova política, estão, além do fornecimento gratuito, o diagnóstico e medicamento de pacientes cujas patologias precisem comprovadamente de tratamento com cannabis, além da promoção de debates e fornecimento de informações, através de palestras e cursos de capacitação, a respeito do uso da medicina canábica.

Projeto foi aprovado no plenário desta quarta-feira (27), que aconteceu em Chapecó como parte do programa Alesc Itinerante, que celebra os 190 anos da Casa – Foto: Bruno Collaço/Agência AL/Divulgação/ND

SC tem alta de 87% nas prescrições de cannabis medicinal

O Anuário da Cannabis Medicinal no Brasil 2024, divulgado pela empresa Kaya Mind na terça-feira (26), revela que o país chegou a 672 mil pacientes que se tratam com produtos derivados da planta. Só este ano, o segmento movimentou R$ 853 milhões.

Entre 2019 e 2024, Santa Catarina registrou 26,7 prescrições de cannabis medicinal para cada 10 mil habitantes. O estado está em quarto lugar no ranking, atrás apenas do Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo. As solicitações de importação por profissionais catarinenses cresceu 87% de 2023 para 2024.

Geral

Onda de calor atípica que atinge SC em fevereiro vai até março

Publicado

em

Uma nova onda de calor atinge parte de Santa Catarina a partir desta segunda-feira (24) e vai até o começo de março será atipicamente longa. A Defesa Civil informou que as máximas podem atingir entre 35°C e 38°C no período e alertou para os cuidados em meio a temperaturas extremas. Conforme a MetSul Meteorologia, a onda de calor que começa no final de fevereiro é atípica e persiste até a primeira semana de março, em torno de 10 a 15 dias.

Essa se trata da terceira onda de calor de 2025 em Santa Catarina e a segunda só em fevereiro. Conforme a jornalista Camila Levien informou no BG Florianópolis, as temperaturas ficam 5°C acima da média. Além das máximas, as temperaturas mínimas também serão altas e variam entre 23°C e 25°C no amanhecer na Grande Florianópolis, por exemplo.

Continuar lendo

Geral

Xô, dívidas! Feirão Limpa Nome inicia atendimento nesta segunda nas agências dos Correios em SC

Publicado

em

A partir desta segunda-feira (24), o Feirão Limpa Nome, iniciativa nacional de combate à inadimplência, passa a contar com o apoio dos Correios para atendimento presencial. Pessoas endividadas, que preferem o atendimento presencialmente, poderão conferir e negociar seus débitos com descontos especiais. Em qualquer uma das 10 mil agências do país, os consumidores poderão consultar débitos com descontos de até 99% e parcelamentos em até 72 vezes, além de limpar o nome e aumentar a pontuação de score. A parceria entre Serasa, Febraban, 1.456 empresas e os Correios visa atender especialmente quem prefere o atendimento presencial.

“A rede humanizada e capilarizada dos Correios novamente está à disposição das brasileiras e brasileiros que necessitam de um apoio mais próximo para esse serviço tão importante”, afirmou Fabiano Silva dos Santos, presidente dos Correios. Para participar do Feirão Limpa Nome, os endividados devem seguir os seguintes passos:

Finalize a negociação: O pagamento pode ser feito diretamente na agência, sem cobrança de taxas adicionais.

Visite uma agência dos Correios: Até 31 de março, todas as 10 mil agências do país estarão aptas a oferecer o serviço.

Leve um documento com foto: É necessário apresentar identificação para consultar as dívidas.

Consulte as ofertas: No guichê, o consumidor pode visualizar as dívidas em seu nome e os descontos disponíveis.

Escolha a forma de pagamento: Decida entre quitar à vista ou parcelar, de acordo com seu orçamento.

Continuar lendo

Geral

Aos gritos de ‘pague o que me deve’, homens cercam carro de luxo em Jurerê

Publicado

em

Um início de tumulto aconteceu na tarde de sábado, 22, na saída de um dos beach clubs mais badalados de Jurerê Internacional, chamando a atenção do público. Um Porsche conversível, avaliado em 1 milhão, foi cercado por três homens que, aos chutes no veículo, gritavam ao motorista: ‘Pague o que me deve’. Ao abrir o portão do estacionamento VIP, o veículo saiu em alta velocidade.

Continuar lendo

MAIS LIDAS