Connect with us

Sem categoria

Greve em Florianópolis chega ao 12º dia com escolas fechadas e professores paralisados

Publicado

em

greve dos servidores de Florianópolischega ao 12º dia com quase metade dos servidores de educação básica paralisados. Nesta segunda-feira (24), conforme a prefeitura, 48% dos profissionais estão em greve, sete escolas estão fechadas e outras 30 têm atendimento parcial. Apenas duas funcionam integralmente. Nos núcleos de educação infantil (NEIM), 42,57% dos servidores estão em greve. Seis escolas estão fechadas, 65 têm atendimento parcial e 13 estão funcionando.

Em relação à saúde, 18,95% dos servidores estão em greve. Os Centros de Saúde com maior percentual de profissionais que aderiram o movimento são os do Novo Continente e da Tapera. As Unidade de Pronto Atendimento (Upas) estão com funcionamento normal, com equipes reforçadas, conforme a administração municipal. A greve, em protesto à proposta de reforma da previdência do executivo municipal, iniciou no dia 12 de fevereiro. O Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis (Sintrasem) alega que o projeto aumenta o tempo de serviço de contribuição, além de impactar a aposentadoria especial e taxar aposentados. Em 13 de fevereiro, uma decisão do o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC)considerou o movimento ilegal. O documento estabeleceu multa diária de R$ 200 mil ao sindicato e afirma que não foi respeitada a necessidade de prévia notificação aos usuários do serviço público afetado.

Na última sexta-feira (21), outra decisão do TJSC decidiu bloquear R$ 200 mil das contas do Sintrasem, após entender que o movimento descumpriu ordens judiciais. De acordo com o ofício, a partir da determinação que coloca a greve como ilegal, os serviços públicos atingidos deveriam ser restabelecidos integralmente. No entanto, essa e outras determinações, segundo a Justiça, foram descumpridas.

O documento esclarece que “é pública e notória a continuidade do movimento paredista, amplamente veiculada pela mídia nacional”. Ainda, foi verificado que houve desrespeito ao comando da distância mínima de 500 metros de prédios públicos após análise de imagens das câmeras de monitoramento do executivo municipal.

A decisão também deu “aval” para a Polícia Militar utilizar a força para impedir que os grevistas “tumultuem prédios públicos, principalmente a sede da Prefeitura de Florianópolis”. Ao Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), foi enviado um ofício para que se apure uma eventual prática de delito por parte do Sintrasem e dos grevistas que participam do movimento.

Continuar lendo
COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem categoria

História de Caldas de Imperatriz, a primeira estância termal do Brasil, é contada em livro

Publicado

em

Quando Dom Pedro II ainda não tinha completado 20 anos, em outubro de 1845, empreendeu a primeira grande viagem para fora da sede do reino, no Rio de Janeiro, dirigindo-se com sua esposa, a imperatriz Teresa Cristina, para o Sul do Brasil, e iniciando por Santa Catarina. Da então Desterro, atual Florianópolis, o casal e sua comitiva foram para São José e, a seguir, para Caldas do Cubatão, hoje Caldas da Imperatriz, no município de Santo Amaro da Imperatriz, Região da Grande Florianópolis. O principal objetivo da visita à Caldas foi o de conhecer a primeira fonte hidrotermal oficialmente reconhecida no Brasil e inaugurar o também primeiro Hospital Termal em solo brasileiro, cuja construção fora determinada em 1818 por Dom João VI, avô de Dom Pedro II. A construção do hospital teve como referência o Hospital Termal das Caldas da Rainha, o mais antigo do mundo, localizado no município de Caldas da Rainha, em Leiria, Portugal, fundado em 1485 pela Rainha Dona Leonor. O Hospital Termal em Caldas da Imperatriz viria a ser transformado, em 1920, no atual Hotel Caldas da Imperatriz. Em 2025, portanto, completam-se 180 anos da histórica viagem de Dom Pedro II a Caldas da Imperatriz, e 200 anos do nascimento do imperador, em 2 de dezembro de 1845, no Rio de Janeiro. “Tendo em vista o significado de tais datas, e visando oferecer ao público uma obra que contribuísse para sintetizar mais de dois séculos de história do Termalismo pioneiro no Brasil, procedi a uma extensa pesquisa que primeiramente deu origem, em 2024, a uma publicação em formato e-book, e que agora ganha versão impressa, em cores, com dois lançamentos previstos para o começo de março de 2025”, explica o autor, jornalista Mário Xavier. O livro, publicado pela Redactor Comunicação, contou com o incentivo da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), mediante edital público de 2024, realizado pela Prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz. Já a versão e-book  pode ser acessada também por QR Code impresso no livro e que permite o download gratuito da obra e contém audiodescrição para pessoas com deficiência visual.

Continuar lendo

Sem categoria

Laje de hospital em construção desaba e deixa quatro feridos na Grande Florianópolis

Publicado

em

A laje de um hospital em construção em Palhoça, na Grande Florianópolis, desabou na tarde desta segunda-feira (24). A ocorrência mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu para socorrer quatro vítimas que ficaram feridas no acidente. O prédio em construção fica no bairro Pagani, na rua Monza, próximo ao Shopping ViaCatarina. Uma das vítimas foi atendida pelo Corpo de Bombeiros e conduzida ao Hospital Regional de São José com escoriações pelo corpo. As outras três vítimas foram atendidas pelo Samu.

Ainda não há informações sobre o que causou a queda da laje. No local, está planejada a abertura do Hospital Leonardo da Vinci, de iniciativa privada, voltado para atendimentos de média e alta complexidade.

Continuar lendo

Sem categoria

‘Alegre e sonhadora’: quem era a jovem assassinada a tiros em apartamento em Chapecó

Publicado

em

Foi identificada como Samara Greiner da Silva a mulher de 25 anos que foi assassinada dentro de um apartamento na noite de sábado (22) em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. O principal suspeito é o ex-companheiro da vítima. Samara está sendo velada na capela do bairro Nossa Senhora de Fátima, em Xanxerê, também no Oeste catarinense. O sepultamento será na segunda-feira (24) no cemitério municipal.

Pela internet, amigos e familiares pedem justiça pela morte da jovem. “Sempre vou lembrar da pessoa maravilhosa que você era; uma menina tão alegre que não tinha maldade nenhuma; até agora não consigo acreditar”, menciona uma amiga. Em entrevista ao repórter Alexandre Madoglio, o tenente Rômulo Viero explica que a Polícia Militar foi acionada por volta das 22h45 para atender uma ocorrência de disparos de arma de fogo no bairro Vila Real. A guarnição chegou ao local e encontrou o apartamento trancado. Dentro, a vítima já estava sem vida. Duas crianças, de 10 e 3 anos — sobrinhas da mulher —, também estavam no imóvel, trancadas em um dos quartos.

As crianças relataram para os policiais que o ex-companheiro da mulher escalou o prédio e entrou pela janela do apartamento, localizado no segundo andar do edifício.

No momento, as crianças estavam sozinhas no apartamento e, com o objetivo de atrair a vítima, ele utilizou o celular de uma das sobrinhas para entrar em contato com a mulher.

Continuar lendo

MAIS LIDAS