Connect with us

Sem categoria

Projeto de criação de cargos comissionados na Câmara de Vereadores é arquivado em Blumenau

Publicado

em

Em sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Blumenau, nesta terça-feira (25), o projeto que previa a criação de novos cargos comissionados na casa legislativa foi arquivado. A decisão entre os vereadores da Mesa Diretora acontece após reação contrária de entidades do município. O Projeto de Resolução 635/2025 previa a criação de quatro novos cargos comissionados, sendo eles de Coordenador de Segurança, Participação Popular e Coordenadoria da Procuradoria da Mulher. Também estavam previstos os cargos de assessor de serviços de assistência ao servidor, com salário de R$ 10.570,86, e outros de assessor da Mesa Diretora, com salário de R$ 13.965,30.

De acordo com a câmara, o projeto estava na ordem do dia e seria votado pelos parlamentares. Contudo, a Mesa Diretora decidiu retirar de pauta e enviar para o arquivo. Com isso, o documento não entrará mais em votação. Ainda conforme a casa legislativa, a decisão foi tomada “visando a economia de gastos, pensando no melhor para a cidade”.

Entidades se mostraram contrárias à criação de novos cargos comissionados

O Conselho de Entidades do município, por meio de uma nota pública publicada no início de março, alegou que a criação dos novos cargos e aumento dos salários representaria “desperdício” de dinheiro público, e que não havia uma justificativa para a necessidade de implementá-los. “A quantidade de cargos comissionados deve ser proporcional à necessidade real da administração e ao número de servidores efetivos. No entanto, a Câmara não apresentou justificativa adequada para essa ampliação em seu organograma estrutural, o que gera preocupação sobre o impacto financeiro e administrativo da medida”, disse em nota.

O projeto recebeu parecer favorável da Procuradoria da Câmara, que analisou sua constitucionalidade, e também da Comissão de Constituição e Justiça. Entretanto, foi arquivado nesta terça-feira (25).

Três projetos foram aprovados durante sessão ordinária

Durante a sessão, foram aprovados pelos vereadores três projetos de lei em redação final, um projeto de lei, um projeto de resolução e um projeto de decreto legislativo em segunda votação. O projeto de decreto legislativo aprovado, de autoria dos vereadores Jean Volpato (PT), Cristiane Loureiro (Podemos) e Bruno Cunha (Cidadania), cria a “Frente Parlamentar em defesa da causa animal no município de Blumenau”.

Na discussão do projeto, o vereador Jean Volpato pontuou que a Frente terá o objetivo de discutir com a sociedade civil organizada e com os órgãos governamentais as políticas públicas de zoonoses, de cuidado animal, o combate ao abandono e o bem-estar animal.

Continuar lendo
COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem categoria

Alagamento sem chuva? Confira fenômeno que inundou ruas de Florianópolis em dia de sol

Publicado

em

Um fenômeno curioso ocorreu em Florianópolis, capital de Santa Catarina, neste domingo (30) de sol. Devido a maré alta, um alagamento fez com que a avenida da Saudade, sentido Norte da Ilha, tivesse uma das faixas isoladas. Segundo divulgado pelo inspetor da Guarda Municipal de Florianópolis, Ricardo Pastrana, nas redes sociais, o acúmulo das águas também atingiu ambos os sentidos da SC-405. Porém, apesar de lento, o trânsito segue fluindo nos locais. A GMF alerta aos motoristas para que tenham atenção redobrada ao passar pelos locais alagados. É necessário reduzir a velocidade dos veículos. Um vídeo enviado ao Portal ND Mais mostra a situação de perto. A maré alta ocorre quando o nível do mar sobe em relação à costa, cobrindo mais a faixa de areia. O motivo é a força gravitacional da lua e, em menor grau, do sol, que puxam a água do oceano em sua direção.

Continuar lendo

Sem categoria

“Emoção e paixão”: primeira etapa do Catarinense de Remo movimenta Florianópolis

Publicado

em

A primeira etapa do Campeonato Catarinense de Remo foi disputada neste domingo em Florianópolis e trouxe consigo muita emoção e disputas acirradas não só para os participantes, como também movimentou todos os presentes na manhã quente e ensolarada de Florianópolis. As práticas para o esporte estavam ideais no local de disputa. O clima era agradável para os competidores e também para as famílias que acompanhavam o evento. Apesar do forte calor, a presença de público foi grande para prestigiar a primeira etapa que marcou o início do campeonato estadual deste ano.

Para o presidente da Federação Catarinense de Remo, o crescimento do esporte e os sucessos dos eventos realizados demonstram que o remo tem um espaço fundamental na cidade de Florianópolis. “Quando os clubes crescem, a competitividade cresce junto. Nossos clubes de remo estão crescendo a cada ano que passa e isso me faz ter a certeza de que o campeonato será tão disputado quanto o do ano passado, trazendo cada vez mais paixão e emoção para as equipes e para quem acompanha o esporte”, disse Leonardo. Sobre a tradição do evento, Leonardo também ressaltou que o esporte é cada vez mais abraçado pela comunidade e ocupa um lugar essencial na cidade. “É a competição desportiva mais antiga em exercício no nosso estado. São mais de cem anos de campeonato. Hoje temos um grande receptivo para receber as famílias nestes eventos, é um dia para quem gosta de esportes ao ar livre e tem sido assim durante as competições”, completa o presidente da Federação Catarinense de Remo.

Continuar lendo

Sem categoria

Empresário abre sua praia particular em Floripa para receber amigos de Criciúma

Publicado

em

O empresário Ronaldo Freitas, o Fino, herdeiro do ex-magnata Hilário Freitas e pai do deputado federal Daniel Freitas, abriu a paradisíaca praia particular da família em Governador Celso Ramos para um grande grupo de casais amigos de Criciúma, com direito a hospedagem, comida e bebida de primeira, tendo como palco o cenário cinematográfico do local.

Continuar lendo

MAIS LIDAS