O mercado de veículos elétricos vem crescendo muito rapidamente ao longo dos últimos anos. Pode parecer pouco comum ver carros elétricos na rua e difícil encontrar dados sobre o assunto.
No site da NeoCharge é possível visualizar a distribuição de veículos elétricos por estados e cidade. O filtro localizado na parte superior do gráfico pode ajudar a destacar o número de veículos por tipo, possibilitando observar a frota pela região do Brasil divididos por carros somente elétricos, híbridos ou híbridos plugin.
Segundo dados do site NeoCharge Santa Catarina possui em 6 de dezembro, 7% da frota de elétricos do Brasil, sendo o quarto estado do Brasil com mais veículos elétricos emplacados
As estradas federais e estaduais em Santa Catarina estão 69% em situação regular, ruim ou péssima. A informação foi divulgada nesta terça-feira (19) na Pesquisa CNT (Confederação Nacional dos Transportes) de Rodovias 2024 que analisou rodovias de todo o Brasil e 3.510 km em Santa Catarina, 3,1% do total pesquisado no país.
O BYD Dolphin Mini já está disponível para reservas no Brasil. O carro elétrico urbano que é o modelo mais barato da BYD está em pré-venda online pela plataforma Mercado Livre. A montadora chinesa está ofertando um lote inicial faltando poucos dias para o lançamento oficial, que ocorrerá no próximo dia 28 de fevereiro.
O anúncio foi feito na noite deste domingo (25) durante o programa Domingão com Luciano Huck na TV Globo, quando o carro elétrico foi mostrado pela primeira vez de forma oficial no Brasil.
Quem estiver interessado em receber as primeiras unidades do carro elétrico de entrada poderá fazer uma reserva no Mercado Livre – conforme anunciado, os primeiros compradores terão um bônus de R$ 10.000. O preço oficial ainda não foi divulgado, mas o InsideEVs Brasil já apurou junto a concessionários que o compacto chinês será bastante competitivo.
Inicialmente o preço de tabela do Dolphin Mini seria a partir de R$ 98.900, o que, por si só, já garantiria o título de carro elétrico mais barato do Brasil. No entanto, há um ponto a ser atacado que é o fato do modelo vir na configuração de quatro lugares.
Dessa forma, segundo concessionários, o segundo lote chegará trazendo unidades com 5 lugares, ainda em homologação. Por este fato, os primeiros compradores seriam beneficiados com um preço ainda mais atrativo de R$ 89 mil, o que explica o bônus de R$ 10 mil anunciado hoje.
Não está claro se a BYD manterá em seu catálogo futuramente as configurações com 4 lugares. Fato é que com 5, o carro elétrico de entrada da marca se credenciará também como opção para motoristas de aplicativos, o que ampliará em muito seu potencial de vendas.
Elétrico para todos
Não resta dúvida que o Dolphin Mini é um dos lançamentos mais aguardados do ano, e não apenas no segmento de carros elétricos. Ele atraiu as atenções pelo vislumbre de termos elétricos bem equipados com preço na faixa de R$ 100 mil pela primeira vez. Mas o pequeno BYD vai além: foi construído em uma plataforma dedicada para veículos elétricos, possui um trem de força e conjunto de baterias com boa eficiência energética, além de ter uma lista de equipamentos de segmento acima e espaço adequado para a proposta.
Um pouco maior que um Renault Kwid, por exemplo, o Dolphin Mini mede 3,78 metros de comprimento, mas tem entre-eixos de 2,50 metros, que fica próximo ao de compactos como Hyundai HB20 e Chevrolet Onix, se refletindo em espaço interno mais adequado.
Na China, ele é produzido em duas versões e a diferença principal fica por conta da bateria: com capacidade de 30 kWh na primeira e 38,8 kWh na segunda. A autonomia varia entre 300 km e 400 km de acordo com o ciclo chinês de medição. Por aqui, a página de pré-venda do Mercado Livre informa o modelo com 280 km de alcance pelo padrão Inmetro para a bateria maior, número que na prática deve ficar entre 300 e 350 km.
Sempre equipado com o motor elétrico de 55 kW (75 cv) de potência e 13,7 kgfm de torque, o elétrico urbano pode acelerar de 0 a 100 km/h em 14,9 segundos e atingir 130 km/h de velocidade máxima.
Os veículos leves 100% elétricos registraram em setembro o maior número de emplacamentos no Brasil, com 1.830 unidades vendidas em todo o país. Um aumento de 57% em relação a agosto de 2023 (1.167) e de 30% sobre setembro de 2022 (1.411), até então o maior recorde na venda de BEV num único mês.
No acumulado dos nove meses (janeiro/setembro de 2023), os veículos elétricos chegaram a 7.725 unidades, crescimento de 24% sobre o mesmo período de 2022 (6.197).
O total em circulação desde o início da série histórica (2012) chega agora a 21.019 unidades.
Setembro de 2023 também registra o segundo mês seguido em que os veículos leves plug-in (PHEV e BEV) superam os híbridos não plug-in (HEV e MHEV) no total de veículos leves eletrificados comercializados no Brasil.
NOVOS RECORDES
O ano de 2023 tem sido marcado por novos recordes para o mercado de veículos eletrificados leves no Brasil, e o mês de setembro não foi diferente.
Foram 8.458 emplacamentos em setembro, 32% a mais do que em setembro de 2022 67(6.391).
Já em relação a agosto (9.351, recorde mensal da série histórica), houve uma leve retração de 9,5%.
O acumulado de emplacamentos de veículos eletrificados (BEV+PHEV+HEV), de janeiro a setembro de 2023, totaliza 57.510 veículos, um aumento de 68% sobre o mesmo período de 2022 (34.203).
OS 10 MODELOS DE ELETRIFICADOS MAIS VENDIDOS – SETEMBRO 23