Connect with us

Geral

SC é o estado com mais favelas e comunidades urbanas concentradas fora da Capital

Publicado

em

Santa Catarina é o estado que mais concentra favelas e comunidades urbanas em municípios localizados fora da Capital. Os dados do Censo Demográfico de 2022, divulgados nesta sexta-feira (8), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Pesquisa (IBGE), revelam que, em 2022, 60,9% das comunidades do Estado estão fora de Florianópolis.

Ainda segundo o IBGE, Santa Catarina possui 161 favelas e comunidades urbanas, com 1,4% (109.227 mil) da população total morando nessa situação em 40.537 domicílios, em 24 cidades dos 295 municípios de Santa Catarina.

No último Censo, divulgado em 2010, o Estado possuía 74 Aglomerados Subnormais, termo usado na época para se referir aos assentamentos irregulares conhecidos como favelas, invasões, grotas, baixadas, comunidades, vilas, ressacas, mocambos, palafitas, entre outros.

O aumento observado nos últimos anos não representa, necessariamente, um crescimento apenas demográfico, uma vez que a identificação dessas áreas foi aperfeiçoada durante o último Censo, assim como o mapeamento e a classificação desses territórios, o que explica, em parte, tal diferença, explica o IBGE.

Mulheres jovens e pretas predominam
As favelas e comunidades urbanas de Santa Catarina são ocupadas majoritariamente por mulheres, sendo a maioria jovens, com média de idade de 28 anos.

Ainda segundo o Censo, 0,5% da população que reside em favelas e comunidades urbanas de Santa Catarina é considerada indígena.

Brasil possui mais de 12 mil favelas e comunidades urbanas
Em âmbito nacional, o IBGE mapeou 12.348 favelas e comunidades urbanas em 656 municípios brasileiros. No total, são 16.390.815 residentes, o que representa 8,1% da população do país, sendo 7.917.108 (48,3%) do sexo masculino e 8.473.707 (51,7%).

Entre os estados, São Paulo é o que representa o maior número desse recorte territorial no Brasil, representando 25,3% do total. O Rio de Janeiro foi o segundo estado no ranking, com 1.724, com 14,0% do total. Pernambuco, por sua vez, possuía 849 Favelas e Comunidades Urbanas, representando 6,9% do total.

Ao todo, 7,2% dos domicílios (6.556.998) do país estavam localizados em favelas e comunidades urbanas em 2022.

O IBGE classifica o termo “favelas e comunidades urbanas” como territórios populares originados das diversas estratégias utilizadas pela população para atender, geralmente de forma autônoma e coletiva, às necessidades de moradia e usos associados (comércio, serviços, lazer, cultura, entre outros), diante da insuficiência e inadequação das políticas públicas e investimentos privados dirigidos à garantia do direito à cidade.

Geral

Onda de calor atípica que atinge SC em fevereiro vai até março

Publicado

em

Uma nova onda de calor atinge parte de Santa Catarina a partir desta segunda-feira (24) e vai até o começo de março será atipicamente longa. A Defesa Civil informou que as máximas podem atingir entre 35°C e 38°C no período e alertou para os cuidados em meio a temperaturas extremas. Conforme a MetSul Meteorologia, a onda de calor que começa no final de fevereiro é atípica e persiste até a primeira semana de março, em torno de 10 a 15 dias.

Essa se trata da terceira onda de calor de 2025 em Santa Catarina e a segunda só em fevereiro. Conforme a jornalista Camila Levien informou no BG Florianópolis, as temperaturas ficam 5°C acima da média. Além das máximas, as temperaturas mínimas também serão altas e variam entre 23°C e 25°C no amanhecer na Grande Florianópolis, por exemplo.

Continuar lendo

Geral

Xô, dívidas! Feirão Limpa Nome inicia atendimento nesta segunda nas agências dos Correios em SC

Publicado

em

A partir desta segunda-feira (24), o Feirão Limpa Nome, iniciativa nacional de combate à inadimplência, passa a contar com o apoio dos Correios para atendimento presencial. Pessoas endividadas, que preferem o atendimento presencialmente, poderão conferir e negociar seus débitos com descontos especiais. Em qualquer uma das 10 mil agências do país, os consumidores poderão consultar débitos com descontos de até 99% e parcelamentos em até 72 vezes, além de limpar o nome e aumentar a pontuação de score. A parceria entre Serasa, Febraban, 1.456 empresas e os Correios visa atender especialmente quem prefere o atendimento presencial.

“A rede humanizada e capilarizada dos Correios novamente está à disposição das brasileiras e brasileiros que necessitam de um apoio mais próximo para esse serviço tão importante”, afirmou Fabiano Silva dos Santos, presidente dos Correios. Para participar do Feirão Limpa Nome, os endividados devem seguir os seguintes passos:

Finalize a negociação: O pagamento pode ser feito diretamente na agência, sem cobrança de taxas adicionais.

Visite uma agência dos Correios: Até 31 de março, todas as 10 mil agências do país estarão aptas a oferecer o serviço.

Leve um documento com foto: É necessário apresentar identificação para consultar as dívidas.

Consulte as ofertas: No guichê, o consumidor pode visualizar as dívidas em seu nome e os descontos disponíveis.

Escolha a forma de pagamento: Decida entre quitar à vista ou parcelar, de acordo com seu orçamento.

Continuar lendo

Geral

Aos gritos de ‘pague o que me deve’, homens cercam carro de luxo em Jurerê

Publicado

em

Um início de tumulto aconteceu na tarde de sábado, 22, na saída de um dos beach clubs mais badalados de Jurerê Internacional, chamando a atenção do público. Um Porsche conversível, avaliado em 1 milhão, foi cercado por três homens que, aos chutes no veículo, gritavam ao motorista: ‘Pague o que me deve’. Ao abrir o portão do estacionamento VIP, o veículo saiu em alta velocidade.

Continuar lendo

MAIS LIDAS