Entre janeiro e agosto deste ano, 5.895 carros elétricos foram vendidos no Brasil, de acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Esse número corresponde a 12,2% do total de modelos eletrificados (incluindo híbridos) emplacados no país nos primeiros oito meses de 2023. Por outro lado, o dado representa apenas 0,44% do total de 1.347.162 automóveis e comerciais leves vendidos por aqui no período.
Entre os carros elétricos (BEV) mais vendidos, a liderança fica com o Volvo XC40, que teve mais de mil emplacamentos em 2023. Quem ocupa a segunda colocação é o BYD Yuan Plus com 635 unidades vendidas.
Já a terceira posição do ranking fica com o BYD Dolphin, que teve 468 carros emplacados no período. E vale lembrar que o hatch foi lançado em julho deste ano. Ou seja, a quantidade foi registrada em apenas dois meses.
A explicação para o sucesso está justamente no preço. O Dolphin é vendido por R$ 149.800 e só não ocupa o posto de carro elétrico mais barato do do Brasil porque os concorrentes JAC E-JS1 (R$ 139.900) e Caoa Chery iCar (R$ 119.990) reduziram os valores. Ainda assim, o modelo tem porte maior e é mais espaçoso do que os rivais (clique aqui e leia o teste).
Voltando ao ranking, o Volvo C40 é que aparece na quarta colocação com 380 emplacamentos, enquanto o BYD D1, carro criado para aplicativos de transportes, fecha o Top 5 com 316 vendas.
Entre as fabricantes, o domínio fica para a BYD, seguida da JAC Motors e BMW.
A BYD (Build Your Dreams), está investindo pesado no mercado brasileiro e já confirmou a compra da fábrica da Ford na Bahia. O Seagull da BYD, promete ser o carro elétrico mais barato do país.
Os 20 elétricos mais vendidos do Brasil em 2023
Modelo Vendas até agosto/23
1º) Volvo XC40 – 1.071 2º) BYD Yuan Plus – 635 3º) BYD Dolphin – 468 4º) Volvo C40 – 380 5º) BYD D1 – 316 6º) JAC E-JS1 – 290 7º) BMW iX3 – 236 8º) Mini Cooper S – 227 9º) BMW iX – 222 10º) Porsche Taycan – 206
11º) Nissan Leaf – 168 12º) Renault E-Kwid – 167 13º) Chevrolet Bolt EUV – 146 14º) BMW i4 – 112 15º) BYD Tan – 109 16º) Audi e-tron – 104 17º) Caoa Chery iCar – 79 18º) JAC E-JS4 – 79 19º) JAC E-J7 – 73 20º) Volkswagen ID.4 – 68
As estradas federais e estaduais em Santa Catarina estão 69% em situação regular, ruim ou péssima. A informação foi divulgada nesta terça-feira (19) na Pesquisa CNT (Confederação Nacional dos Transportes) de Rodovias 2024 que analisou rodovias de todo o Brasil e 3.510 km em Santa Catarina, 3,1% do total pesquisado no país.
O BYD Dolphin Mini já está disponível para reservas no Brasil. O carro elétrico urbano que é o modelo mais barato da BYD está em pré-venda online pela plataforma Mercado Livre. A montadora chinesa está ofertando um lote inicial faltando poucos dias para o lançamento oficial, que ocorrerá no próximo dia 28 de fevereiro.
O anúncio foi feito na noite deste domingo (25) durante o programa Domingão com Luciano Huck na TV Globo, quando o carro elétrico foi mostrado pela primeira vez de forma oficial no Brasil.
Quem estiver interessado em receber as primeiras unidades do carro elétrico de entrada poderá fazer uma reserva no Mercado Livre – conforme anunciado, os primeiros compradores terão um bônus de R$ 10.000. O preço oficial ainda não foi divulgado, mas o InsideEVs Brasil já apurou junto a concessionários que o compacto chinês será bastante competitivo.
Inicialmente o preço de tabela do Dolphin Mini seria a partir de R$ 98.900, o que, por si só, já garantiria o título de carro elétrico mais barato do Brasil. No entanto, há um ponto a ser atacado que é o fato do modelo vir na configuração de quatro lugares.
Dessa forma, segundo concessionários, o segundo lote chegará trazendo unidades com 5 lugares, ainda em homologação. Por este fato, os primeiros compradores seriam beneficiados com um preço ainda mais atrativo de R$ 89 mil, o que explica o bônus de R$ 10 mil anunciado hoje.
Não está claro se a BYD manterá em seu catálogo futuramente as configurações com 4 lugares. Fato é que com 5, o carro elétrico de entrada da marca se credenciará também como opção para motoristas de aplicativos, o que ampliará em muito seu potencial de vendas.
Elétrico para todos
Não resta dúvida que o Dolphin Mini é um dos lançamentos mais aguardados do ano, e não apenas no segmento de carros elétricos. Ele atraiu as atenções pelo vislumbre de termos elétricos bem equipados com preço na faixa de R$ 100 mil pela primeira vez. Mas o pequeno BYD vai além: foi construído em uma plataforma dedicada para veículos elétricos, possui um trem de força e conjunto de baterias com boa eficiência energética, além de ter uma lista de equipamentos de segmento acima e espaço adequado para a proposta.
Um pouco maior que um Renault Kwid, por exemplo, o Dolphin Mini mede 3,78 metros de comprimento, mas tem entre-eixos de 2,50 metros, que fica próximo ao de compactos como Hyundai HB20 e Chevrolet Onix, se refletindo em espaço interno mais adequado.
Na China, ele é produzido em duas versões e a diferença principal fica por conta da bateria: com capacidade de 30 kWh na primeira e 38,8 kWh na segunda. A autonomia varia entre 300 km e 400 km de acordo com o ciclo chinês de medição. Por aqui, a página de pré-venda do Mercado Livre informa o modelo com 280 km de alcance pelo padrão Inmetro para a bateria maior, número que na prática deve ficar entre 300 e 350 km.
Sempre equipado com o motor elétrico de 55 kW (75 cv) de potência e 13,7 kgfm de torque, o elétrico urbano pode acelerar de 0 a 100 km/h em 14,9 segundos e atingir 130 km/h de velocidade máxima.
O mercado de veículos elétricos vem crescendo muito rapidamente ao longo dos últimos anos. Pode parecer pouco comum ver carros elétricos na rua e difícil encontrar dados sobre o assunto.
No site da NeoCharge é possível visualizar a distribuição de veículos elétricos por estados e cidade. O filtro localizado na parte superior do gráfico pode ajudar a destacar o número de veículos por tipo, possibilitando observar a frota pela região do Brasil divididos por carros somente elétricos, híbridos ou híbridos plugin.
Segundo dados do site NeoCharge Santa Catarina possui em 6 de dezembro, 7% da frota de elétricos do Brasil, sendo o quarto estado do Brasil com mais veículos elétricos emplacados