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Brasileiro gasta cerca de 45 mil reais para construir carro dos sonhos

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Morador de Campos de Goytacazes, no Rio de Janeiro, Manoel Luiz vive uma vida simples com esposa e filha. Além disso, ele tem outra paixão: a Fórmula 1.

Aos 45 anos, Manoel resolveu colocar em prática um sonho antigo que começou a tomar forma. Ele está construindo em casa um carro de Fórmula 1. “A ideia eu tenho desde a minha infância, quando acompanhava as corridas nos anos 80”, contou.

Sozinho, com as próprias mãos e recursos de um operário brasileiro, que trabalhava como instrutor de caldeiraria e soldador até ser demitido na metade de julho de 2019, como tempo livre Manoel acelerou o projeto de construção do carro dos sonhos.

A velha vontade de ter o próprio bólido começou a se tornar realidade lá em 2016. “Quando eu coloquei na cabeça que iria construir meu carro, iniciei a pesquisa e o planejamento, que levou três anos ao todo. Fui fazendo croquis à mão mesmo. Aí a Formula 1 anunciava as mudanças para o carro do ano seguinte, eu voltava no desenho e modificava tudo porque queria ver um F1 na minha garagem. Cheguei no desenho definitivo em 2019, já com o Halo e a barbatana de tubarão”, conta.

“O que eu falo para as pessoas é que meu carro não é réplica de nenhum, mas a união do que vi de melhor em cada carro da F1 nos últimos anos”, completa.

“O chassi é tubular, pela segurança e por eu estar familiarizado a soldas e tipos de aço por ser profissional da indústria” destacou. O motor que equipa a máquina é um AP 1.8 que era de uma Volkswagen Parati comprado com todos os acessórios e a documentação.

Quatro horas a cada dia de semana e 10h aos fins de semana. Esse é o esforço físico que Manoel diz que faz para montar o carro, feito em aço carbono.

O preço desse sonho? Manoel estima que houve um investimento ao redor dos R$ 45.000, tanto nos componentes do carro como no maquinário necessário para a construção. “Eu acabei montando uma oficina em casa, mas só comprei aquelas ferramentas que eu sabia que seriam necessárias para construir o carro e que já havia previsto no projeto”, pondera o professor.

É claro que o valor não considera o tempo gasto, nem o empenho de Manoel na construção do carro. E ele confidenciou que não gosta de ver outras pessoas trabalhando em seu carro: “Sabe quanto você vê uma coisa sua e outra pessoa mexendo nela, e você não sabe o que ela está fazendo e não pode falar nada?”, conta explicando sobre a vez que tentavam colocar o motor para funcionar e uma peça quebrada impedia.

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BYD Dolphin Mini já está em pré-venda no Brasil com bônus de R$ 10 mil

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O BYD Dolphin Mini já está disponível para reservas no Brasil. O carro elétrico urbano que é o modelo mais barato da BYD está em pré-venda online pela plataforma Mercado Livre. A montadora chinesa está ofertando um lote inicial faltando poucos dias para o lançamento oficial, que ocorrerá no próximo dia 28 de fevereiro.

O anúncio foi feito na noite deste domingo (25) durante o programa Domingão com Luciano Huck na TV Globo, quando o carro elétrico foi mostrado pela primeira vez de forma oficial no Brasil. byd dolphin mini mercado livre1

Quem estiver interessado em receber as primeiras unidades do carro elétrico de entrada poderá fazer uma reserva no Mercado Livre – conforme anunciado, os primeiros compradores terão um bônus de R$ 10.000. O preço oficial ainda não foi divulgado, mas o InsideEVs Brasil já apurou junto a concessionários que o compacto chinês será bastante competitivo. 

Inicialmente o preço de tabela do Dolphin Mini seria a partir de R$ 98.900, o que, por si só, já garantiria o título de carro elétrico mais barato do Brasil. No entanto, há um ponto a ser atacado que é o fato do modelo vir na configuração de quatro lugares. byd dolphin mini mercado livre2

Dessa forma, segundo concessionários, o segundo lote chegará trazendo unidades com 5 lugares, ainda em homologação. Por este fato, os primeiros compradores seriam beneficiados com um preço ainda mais atrativo de R$ 89 mil, o que explica o bônus de R$ 10 mil anunciado hoje. 

Não está claro se a BYD manterá em seu catálogo futuramente as configurações com 4 lugares. Fato é que com 5, o carro elétrico de entrada da marca se credenciará também como opção para motoristas de aplicativos, o que ampliará em muito seu potencial de vendas. 

Elétrico para todos

Não resta dúvida que o Dolphin Mini é um dos lançamentos mais aguardados do ano, e não apenas no segmento de carros elétricos. Ele atraiu as atenções pelo vislumbre de termos elétricos bem equipados com preço na faixa de R$ 100 mil pela primeira vez. Mas o pequeno BYD vai além: foi construído em uma plataforma dedicada para veículos elétricos, possui um trem de força e conjunto de baterias com boa eficiência energética, além de ter uma lista de equipamentos de segmento acima e espaço adequado para a proposta. BYD Dolphin Mini

Um pouco maior que um Renault Kwid, por exemplo, o Dolphin Mini mede 3,78 metros de comprimento, mas tem entre-eixos de 2,50 metros, que fica próximo ao de compactos como Hyundai HB20 e Chevrolet Onix, se refletindo em espaço interno mais adequado. 

Na China, ele é produzido em duas versões e a diferença principal fica por conta da bateria: com capacidade de 30 kWh na primeira e 38,8 kWh na segunda. A autonomia varia entre 300 km e 400 km de acordo com o ciclo chinês de medição. Por aqui, a página de pré-venda do Mercado Livre informa o modelo com 280 km de alcance pelo padrão Inmetro para a bateria maior, número que na prática deve ficar entre 300 e 350 km. BYD Dolphin Mini - bancos dianteiros

Sempre equipado com o motor elétrico de 55 kW (75 cv) de potência e 13,7 kgfm de torque, o elétrico urbano pode acelerar de 0 a 100 km/h em 14,9 segundos e atingir 130 km/h de velocidade máxima.

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Santa Catarina chega a 7% dos veículos elétricos do Brasil

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O mercado de veículos elétricos vem crescendo muito rapidamente ao longo dos últimos anos. Pode parecer pouco comum ver carros elétricos na rua e difícil encontrar dados sobre o assunto.

No site da NeoCharge é possível visualizar a distribuição de veículos elétricos por estados e cidade. O filtro localizado na parte superior do gráfico pode ajudar a destacar o número de veículos por tipo, possibilitando observar a frota pela região do Brasil divididos por carros somente elétricos, híbridos ou híbridos plugin.

Segundo dados do site NeoCharge Santa Catarina possui em 6 de dezembro, 7% da frota de elétricos do Brasil, sendo o quarto estado do Brasil com mais veículos elétricos emplacados

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Vendas veículos 100% elétricos batem recorde em setembro

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Os veículos leves 100% elétricos registraram em setembro o maior número de emplacamentos no Brasil, com 1.830 unidades vendidas em todo o país. Um aumento de 57% em relação a agosto de 2023 (1.167) e de 30% sobre setembro de 2022 (1.411), até então o maior recorde na venda de BEV num único mês.

No acumulado dos nove meses (janeiro/setembro de 2023), os veículos elétricos chegaram a 7.725 unidades, crescimento de 24% sobre o mesmo período de 2022 (6.197).

O total em circulação desde o início da série histórica (2012) chega agora a 21.019 unidades.

Setembro de 2023 também registra o segundo mês seguido em que os veículos leves plug-in (PHEV e BEV) superam os híbridos não plug-in (HEV e MHEV) no total de veículos leves eletrificados comercializados no Brasil.

NOVOS RECORDES

O ano de 2023 tem sido marcado por novos recordes para o mercado de veículos eletrificados leves no Brasil, e o mês de setembro não foi diferente.

Foram 8.458 emplacamentos em setembro, 32% a mais do que em setembro de 2022 67(6.391).

Já em relação a agosto (9.351, recorde mensal da série histórica), houve uma leve retração de 9,5%.

O acumulado de emplacamentos de veículos eletrificados (BEV+PHEV+HEV), de janeiro a setembro de 2023, totaliza 57.510 veículos, um aumento de 68% sobre o mesmo período de 2022 (34.203).

OS 10 MODELOS DE ELETRIFICADOS MAIS VENDIDOS – SETEMBRO 23

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