Connect with us

Sem categoria

‘Era como uma despedida’: padre de SC viu o papa horas antes de sua morte

Published

on

O padre Jonny Jordy Walz, natural de Schroeder, município da região Norte de Santa Catarina, estava prestes a celebrar uma missa em um lar de idosos em Roma, na Itália, quando soube que o Papa Francisco havia morrido. “Recebi a notícia através das notificações do Vatican News pelo meu celular”, contou em entrevista exclusiva ao ND Mais. Eram quase 10h. Mais cedo, às 8h, Jonny já havia realizado uma celebração para uma comunidade religiosa local.

Notícia chegou minutos antes da missa

Segundo o padre, o momento foi de choque. “A missa estava prestes a começar. Mesmo assim celebrei com os idosos e, somente ao final, após a bênção, dei o comunicado e, juntos, com muita emoção, rezamos por ele”. Na Itália, em 21 de abril, é comemorado o feriado civil conhecido como “Pasquetta”, a segunda-feira depois do Domingo de Páscoa. A data tinha tudo para ser mais um dia comum, mas tomou outras proporções.

“Sabíamos que o Papa Francisco estava com a saúde bastante debilitada, sobretudo, depois dos longos 38 dias de internação. Porém depois que ele recebeu alta, parecia que mesmo fragilizado, estava com o estado de saúde estabilizado”, comenta. Jonny conta que chegou a ver o pontífice na véspera do falecimento. “Ontem o vimos na tradicional bênção de Páscoa Urbi et Orbi, ao meio-dia, na sacada da Basílica de São Pedro. E, logo depois, ele passeou pela praça com o Papa móvel, saudando os fiéis. Era como uma despedida”.

Luto toma conta de Roma

A morte de Francisco pegou a comunidade de surpresa. “O sentimento das pessoas aqui em Roma é de luto, silêncio, orações, velas acesas e orfandade”, lamenta.

O padre está na capital italiana desde agosto de 2024. Enviado pela Arquidiocese de Joinville, cursa Mestrado em Psicologia na Pontifícia Universidade Gregoriana. Com a chegada dos ritos fúnebres, ele afirma que pretende acompanhar o conclave que definirá o sucessor de Jorge Mario Bergoglio.

A última prece

A despedida de Jonny a Francisco veio em forma de prece: “Descanse em paz […] obrigado por seu amor à Igreja de Jesus Cristo”.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem categoria

Homem que matou vereador da Grande Florianópolis com tiro na cabeça é preso em Imbituba

Published

on

Um dos autores do latrocínio de vereador de São José, Altevir Schmitz (PSDB), baleado com um tiro na cabeça, em 2013, foi preso nesta sexta-feira (9) em Imbituba, no litoral Sul. A dupla responsável pelo crime foi identificada e condenada, tendo a sentença transitada em julgado em março de 2025. Desde então, o autor dos disparos constava como foragido da Justiça. Não há informações sobre a condição do outro envolvido no crime. Ambos os condenados também foram condenados por integrar uma organização criminosa especializada no roubo de camionetes. Conforme informado pela Decap/Deic (Delegacia de Capturas da Diretoria Estadual de Investigações Criminais), a prisão do condenado foi realizada por agentes da delegacia de polícia de Garopaba. O homem possuia dois mandados de prisão em aberto. Altevir Schmitz (PSDB) foi assassinado, com um tiro na cabeça, durante um roubo de veículo em São José, município em que conquistou uma vaga como suplente de vereador, com 1.071 votos na eleição de 2012. Ele era natural de Vidal Ramos e, em 2005, instituiu o “Troféu Jerônimo Coelho” pela resolução número 162/05 em homenagem à imprensa. Schmitz foi morto na noite em 4 de novembro de 2013, durante um assalto a mão armada. Ele chegava em casa, no bairro Forquilhinhas, quando foi abordado pelos assaltantes. Conforme a investigação, Altevir resistiu ao roubo e acabou baleado na cabeça. Após o latrocínio de vereador de São José, os criminosos fugiram com o carro dele.




Continue Reading

Sem categoria

Homem morre após ser atingido por árvore durante vendaval em SC

Published

on

Um homem de 51 anos morreu na tarde desta sexta-feira (9) após ser atingido por uma árvore durante um vendaval no interior do município de Palmitos, no Oeste de Santa Catarina. De acordo com as primeiras informações, o acidente aconteceu em uma área rural, no momento em que fortes rajadas de vento atingiam a região.

A vítima estava passando a pé pelo local quando foi atingido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O Corpo de Bombeiros recebeu diversos chamados da comunidade. A Polícia Civil e a Polícia Científica foram acionadas. Até o momento, a identidade da vítima não foi divulgada.

Continue Reading

Sem categoria

Servidora morre após capotar carro durante ultrapassagem na SC-114

Published

on

A Secretária de Meio Ambiente de Palmeira, Crislaine Pedroso, de 31 anos, morreu em um acidente de trânsito na SC-114, por volta das 12h24 desta quinta-feira (8). O carro que ela dirigia, um Ford/Ka com placas de Otacílio Costa, saiu da pista e capotou nas proximidades do KM 196, próximo à Copercampos, em Palmeira, na Serra catarinense. Equipes do Corpo de Bombeiros, PMRv (Polícia Militar Rodoviária) e Polícia Científica foram acionadas. Ao chegarem ao local, encontraram Crislaine já sem sinais vitais, a cerca de 20 metros do carro. Segundo relato de uma testemunha que seguia atrás do Ford/Ka, Crislaine tentou realizar uma ultrapassagem em local proibido e de pouca visibilidade, momento em que perdeu o controle da direção. O carro saiu da pista e capotou.

A Polícia Rodoviária Estadual confirmou a dinâmica do acidente com base nos vestígios encontrados e na posição final do veículo. O carro foi posteriormente liberado para a família e removido do local. A Prefeitura de Palmeira divulgou nota oficial lamentando a perda da secretária, destacando sua dedicação à causa ambiental e sua alegria contagiante. Em homenagem a Crislaine, o prefeito Sandro Masselai decretou luto oficial de três dias e a suspensão do expediente nas repartições municipais pelos próximos dois dias.

“Crislaine era daquelas pessoas que iluminavam o ambiente com um simples sorriso. Tocava profundamente quem cruzava seu caminho e deixa um legado de humanidade, compromisso e luz”, diz o comunicado. O corpo de Crislaine Pedroso foi velado no salão da Igreja São José, em Otacílio Costa, cidade onde residia. A cerimônia de despedida e o sepultamento foram marcados para esta sexta-feira (9), com horário a confirmar, no Cemitério Municipal de Otacílio Costa.

Continue Reading

MAIS LIDAS