Connect with us

Sem categoria

Falso aluguel: Florianópolis é o alvo preferido de golpistas no verão em SC, revela pesquisa

Publicado

em

Para escolher o imóvel para veranear, é preciso estar atento e tomar precauções. O golpe do falso aluguel na temporada, com anúncios fraudulentos, causa prejuízos aos turistas em todo o país. Em Santa Catarina, Florianópolis liderou casos de anúncios falsos em 2024, com 24% do total, segundo levantamento da plataforma de classificados OLX. Apesar de Florianópolis ser a cidade com maior número de anúncios falsos, o estudo também faz um alerta especial para quem pretende visitar o litoral Norte do estado. Segundo o levantamento, 65% das tentativas do golpe foram feitas na região, com Balneário Camboriú (18%) e Bombinhas (14%) como principais alvos. Os imóveis mais usados para o falso aluguel são casas (65%) e apartamentos (29%). Segundo o MPSC (Ministério Público de Santa Catarina), os estelionatários se passam por proprietários ou corretores para abordar as vítimas, usando fotos de imóveis reais.

Como ocorre o golpe do falso aluguel?

Para convencer as vítimas de que a oferta é boa, os golpistas oferecem condições atrativas, como preços abaixo do mercado e ausência de fiador. Argumento como a existência de outros interessados ou garantias para fechar o negócio podem convencer a vítima a realizar pagamentos adiantados. Nesse momento, o interessado se torna efetivamente uma vítima. Promotor de Justiça Leonardo Cazonatti Marcinko, coordenador do Centro de Apoio Operacional do Consumidor do MPSC, entende que as pessoas busquem a melhor oferta possível antes de contratar um aluguel. “Não se trata de um serviço barato, principalmente na alta temporada de verão. No entanto, é preciso desconfiar das ofertas muito atrativas”, alerta.

Continuar lendo
COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem categoria

Começa vacinação contra gripe no Litoral Norte de SC para grupos prioritários

Publicado

em

Começa nesta segunda-feira (07) a vacinação contra gripe em diversas cidades do Litoral Norte de Santa Catarina. O imunizante protege contra as três principais cepas do vírus da influenza em circulação no Brasil, sendo elas A H1N1, A H3N2 e B. Neste primeiro momento, a vacinação será destinada aos grupos prioritários. A partir do dia 10 de maio, a vacina será liberada para toda a população, enquanto houver doses disponíveis nos municípios. O objetivo principal é proteger estes grupos antes da chegada do inverno, período em que os casos da doença costumam aumentar. Conforme a Prefeitura de Balneário Camboriú, as vacinas já estarão disponíveis em todas as salas de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade.

O objetivo da Secretaria de Saúde é alcançar no município a meta nacional de imunizar 90% do público-alvo da campanha. De acordo com o Município de Itajaí, as vacinas estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde para toda população indicada. O “dia D”, sábado de mobilização estadual para vacinação, está previsto para 10 de maio. Segundo a Prefeitura de Navegantes, as doses estarão disponíveis nas UBSs  em Gravatá, Meia Praia, Central, São Paulo, São Domingos II, Nossa Senhora das Graças, Machados, Escalvados e Porto das Balsas, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 17h. Em Balneário Piçarras, as vacinas estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde, das 08h às 17h, sem necessidade de agendamento. Dea acordo com o Município de Penha, a vacina estará disponível em todas as UBSs, com atendimento das 8h às 12h e das 13h às 17h. O Dia D de vacinação, com atendimento em horário ampliado no sábado, está previsto para o dia 10 de maio. Após o evento, a campanha será estendida para vacinar toda a população a partir de 6 meses. Em Itapema, a vacinação estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e, para receber a dose, basta apresentar um documento de identidade e, se necessário, um comprovante da condição prioritária.

Continuar lendo

Sem categoria

Defesa Civil alerta para temporais isolados em SC a partir de segunda-feira

Publicado

em

Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta, neste domingo (6), sobre o risco de temporais a partir desta semana no estado. Entre segunda (7) e terça-feira (8), o tempo volta a ficar instável e tem condições para chuva intensa e pontual em um curto período de tempo. Os temporais devem vir acompanhados por raios, rajadas de vento e podem trazer granizo. De acordo com a Defesa Civil, nas áreas em amarelo do mapa, o risco é moderado para ocorrências associadas a alagamentos e enxurradas pontuais, além de destelhamentos e danos na rede elétrica. Nas áreas em verde o risco é baixo.

Temporais começam a partir da tarde desta segunda-feira

As instabilidades ocorrem devido ao processo de formação e intensificação de um sistema de baixa pressão no interior do continente. Os temporais começam a partir da tarde da segunda-feira (7) no Oeste e no Sul catarinense. Já na manhã de terça-feira, por conta de um deslocamento do sistema em direção ao oceano, os temporais se espalham para as demais regiões do estado. A Defesa Civil de Santa Catarina recomenda que, durante os temporais, as pessoas busquem se abrigar e jamais atravessem ruas alagadas ou pontes que estão tomadas pela água.

O alerta também reforça os cuidados próximo de áreas de encosta, inclinação de árvores e postes, além de rachaduras em muros ou paredes. Em caso de emergência, ligue para a Defesa Civil no 199 ou, então, para o Corpo de Bombeiros Militar, no telefone 193.

Continuar lendo

Sem categoria

Adolescente de 16 anos é morto a tiros na frente de casa em SC

Publicado

em

Um adolescente de 16 anos foi morto a tiros em frente à sua residência, no bairro Antena, em Caxambu do Sul, no Oeste de Santa Catarina. O crime ocorreu na noite da quinta-feira (04), por volta das 19h35, e foi registrado pela Polícia Militar (PM), que atendeu à ocorrência. De acordo com informações divulgadas pela PM, o adolescente morto a tiros não possuía passagens pela polícia. Ele chegou a ser socorrido e encaminhado ao hospital, mas, devido à gravidade dos ferimentos, não resistiu e morreu.

Adolescente morto a tiros: Polícia Civil investiga

A Polícia Civil foi imediatamente acionada e esteve no local para dar início às investigações. Equipes especializadas estão coletando imagens e colhendo depoimentos de testemunhas para esclarecer a autoria e as motivações do homicídio.

Em nota, a Polícia Civil reforçou o compromisso com a elucidação do caso, destacando que detalhes adicionais não serão divulgados neste momento para não comprometer o andamento das investigações.

A população pode colaborar com informações que possam auxiliar no caso. Qualquer dado relevante pode ser repassado de forma anônima através do telefone 181 da Polícia Civil.

Continuar lendo

MAIS LIDAS