Connect with us

Geral

Quanto ainda vai chover em SC? Previsão aponta para mais chuva e possibilidade de estragos

Publicado

em

Apesar da trégua em boa parte de Santa Catarina, a chuva persistente deve prevalecer no Estado. Isso porque, na manhã de domingo (8), uma frente fria se posicionou sobre o Paraná, e este deslocamento do sistema para o estado vizinho também favoreceu a virada do vento para a direção sudeste, o que está mantendo a condição para chuva persistente no Litoral e áreas próximas, sobretudo no Litoral Sul e no Vale do Itajaí. A partir da tarde, a frente se associa a um sistema de baixa pressão no Paraguai e volta a recuar e se aproximar do Estado, provocando chuva em todas as regiões, porém com maior intensidade e volumes acumulados na área entre o Extremo Oeste e o Litoral Norte, atingindo também parte do Vale do Itajaí. Até o final do evento, nas áreas mais atingidas, ainda são esperados, em média, volumes entre 50mm e 80mm, com pontuais entre 100mm e 150 mm. Diante disto, o risco para ocorrências associadas à chuva volumosa, com possíveis impactos hidrológicos e geológicos, é considerado alto.

Na área entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, a chuva também vai permanecer de forma frequente, porém com volumes um pouco menores, variando entre 40 e 60mm com pontuais em torno de 80mm. Nessas áreas, o risco é moderado para ocorrências associadas à chuva intensa e volumosa, como alagamentos e enxurradas.

Os volumes de chuva registrados ao longo dos últimos dias já causaram ocorrências de alagamentos e enxurradas em diversas regiões do Estado, como é o caso de Joinville. Ainda, ocorreram elevações de rios, causando extravasamento em alguns pontos, provocando interdições em vias e pontes.

Economia

Quando será a diplomação dos eleitos na Grande Florianópolis? Veja datas e locais

Publicado

em

O TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina) já divulgou as datas e locais previstos para as audiências de diplomação dos eleitos nas eleições municipais de 2024. As cerimônias começaram no dia 4 de dezembro em todo o estado. A diplomação dos eleitos é um atestado da Justiça Eleitoral de que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e está apto a tomar posse do cargo. A entrega dos diplomas é feita após o fim dos prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições.

A posse dos prefeitos deve ocorrer no dia 1º de janeiro de 2025. Já os vereadores não têm data definida na Constituição Federal para tomar posse, e sim na Lei Orgânica de cada município. A diplomação dos eleitos é um atestado da Justiça Eleitoral de que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e está apto a tomar posse do cargo. A entrega dos diplomas é feita após o fim dos prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições.

A posse dos prefeitos deve ocorrer no dia 1º de janeiro de 2025. Já os vereadores não têm data definida na Constituição Federal para tomar posse, e sim na Lei Orgânica de cada município. As 295 cidades catarinenses escolheram os representantes para prefeituras e câmaras municipais no dia 6 de outubro. Pela primeira vez desde 2000, não houve segundo turno no estado. Florianópolis

  • Data: 17/12 às 17h
  • Local: Sala de Sessões Ministro Teori Zavascki, no TJSC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina)

Palhoça

  • Data: 17/12 às 14h
  • Local: Fórum de Palhoça

São José

  • Data: 18/12 às 19h
  • Local: Auditório do Colégio Municipal Maria Luiza de Melo

Biguaçu

  • Data: 16/12 às 17h
  • Local: Prefeitura de Biguaçu

Tijucas

  • Data: 18/12 às 16h30
  • Local: Câmara Municipal de Tijucas

São João Batista

  • Data: 17/12 às 18h
  • Local: Centro Cultural Batistense Professora Maria Roselene Duarte Clemes – São João Batista

Santo Amaro da Imperatriz

  • Data: 18/12 às 14h
  • Local: Salão Frei Fidêncio – Santo Amaro da Imperatriz

Governador Celso Ramos

  • Data: 16/12 às 17h
  • Local: Prefeitura de Biguaçu

Nova Trento

  • Data: 17/12 às 18h
  • Local: Centro Cultural Batistense Professora Maria Roselene Duarte Clemes – São João Batista

Canelinha

  • Data: 18/12 às 14h
  • Local: Câmara Municipal de Canelinha

As datas das demais cidades catarinenses podem ser consultadas na tabela do TRE-SC.

Continuar lendo

Entretenimento

PAPAI NOEL PATRIOTA?

Publicado

em

A presença de um Papai Noel verde e amarelo na decoração de Natal de Balneário Camboriú (SC) causou controvérsia nas redes sociais. A ausência da tradicional cor vermelha no “bom velhinho” foi entendida como uma forma de apropriação política da figura. Em nota enviada à imprensa, a Prefeitura de Balneário Camboriú disse que a escolha das cores branco, dourado e verde “busca simbolizar prosperidade e exclusividade, valores que o município deseja transmitir por meio dos elementos que adornam seus principais pontos turísticos”.

Continuar lendo

Entretenimento

Padre é afastado após ‘polêmica amorosa’ no Sul de SC

Publicado

em

O padre Daniel Zilli Darolt, da Paróquia Sagrada Família, em Araranguá, foi afastado de funções após uma “polêmica amorosa” sobre um suposto relacionamento afetivo com uma nutricionista. A decisão foi divulgada nesta terça-feira (10). Conforme um comunicado, assinado pelo bispo da diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach, o padre Antônio da Silva Miguel, administrador interino da igreja, deve assumir a responsabilidade pelo local. A suposta relação, que durou cerca de um ano e meio, terminou em desentendimentos e acusações mútuas, resultando em uma medida protetiva concedida pela Justiça à mulher e no registro de uma notificação de ocorrência pelo padre. Em entrevista ao Post TV, a nutricionista disse que o relacionamento era como o de qualquer casal, mas trouxe grande peso emocional, alegando ter sofrido violência psicológica. Segundo ela, o padre resistia às tentativas de término, o que a fazia sentir culpa.

O pároco, por sua vez, afirmou que a situação está sendo esclarecida e que também registrou um BO contra a jovem por difamação. O caso segue sob segredo de Justiça.

Continuar lendo

MAIS LIDAS