Geral

Quanto ainda vai chover em SC? Previsão aponta para mais chuva e possibilidade de estragos

Publicado

em

Apesar da trégua em boa parte de Santa Catarina, a chuva persistente deve prevalecer no Estado. Isso porque, na manhã de domingo (8), uma frente fria se posicionou sobre o Paraná, e este deslocamento do sistema para o estado vizinho também favoreceu a virada do vento para a direção sudeste, o que está mantendo a condição para chuva persistente no Litoral e áreas próximas, sobretudo no Litoral Sul e no Vale do Itajaí. A partir da tarde, a frente se associa a um sistema de baixa pressão no Paraguai e volta a recuar e se aproximar do Estado, provocando chuva em todas as regiões, porém com maior intensidade e volumes acumulados na área entre o Extremo Oeste e o Litoral Norte, atingindo também parte do Vale do Itajaí. Até o final do evento, nas áreas mais atingidas, ainda são esperados, em média, volumes entre 50mm e 80mm, com pontuais entre 100mm e 150 mm. Diante disto, o risco para ocorrências associadas à chuva volumosa, com possíveis impactos hidrológicos e geológicos, é considerado alto.

Na área entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, a chuva também vai permanecer de forma frequente, porém com volumes um pouco menores, variando entre 40 e 60mm com pontuais em torno de 80mm. Nessas áreas, o risco é moderado para ocorrências associadas à chuva intensa e volumosa, como alagamentos e enxurradas.

Os volumes de chuva registrados ao longo dos últimos dias já causaram ocorrências de alagamentos e enxurradas em diversas regiões do Estado, como é o caso de Joinville. Ainda, ocorreram elevações de rios, causando extravasamento em alguns pontos, provocando interdições em vias e pontes.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS LIDAS

Sair da versão mobile