Connect with us

Política

Uso de inteligência artificial deve ser o principal desafio das eleições 2024

Publicado

em

No dia 6 de outubro, 5.640.659 eleitoras e eleitores catarinenses deverão comparecer às urnas para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. O maior desafio do pleito deste ano, de acordo com a justiça eleitoral, é o uso da inteligência artificial, principalmente nas propagandas eleitorais. Esse foi um dos assuntos abordados na coletiva de imprensa promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) na manhã desta terça-feira (30), na sede do órgão, em Florianópolis.

Na ocasião, a presidente do Tribunal, desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta, e demais profissionais envolvidos no pleito informaram sobre os principais pontos do processo eleitoral de 2024.

“O TRE está preparado. Temos um quadro de servidores capacitados, além de 100 juízes eleitorais que estarão à frente desse processo em cada município, então temos certeza que entregaremos o resultado do voto do eleitor”, garantiu a presidente do TRE-SC.

IA nas eleições
Sobre o uso de inteligência artificial, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) emitiu resoluções a respeito do que pode e o que não pode ser feito. A lista inclui a obrigação de aviso explícito sobre o uso de IA na propaganda eleitoral, a proibição do uso de IA para disseminar desinformação, e a vedação absoluta do uso de deepfake (conteúdo fabricado em formato de áudio, vídeo ou combinação de ambos e que tenha sido gerado ou manipulado digitalmente para criar, substituir ou alterar imagem ou voz de pessoa viva, falecida ou fictícia).

Para o monitoramento de notícias falsas, o diretor-geral do TRE-SC, Gonsalo Ribeiro, informou que a justiça eleitoral de Santa Catarina vai adotar a ferramenta de IA desenvolvida pelo TRE de Pernambuco, AletheIA, um sistema capaz de fazer o monitoramento de postagens, avaliação de conteúdos, e agilizar respostas a postagens de desinformação nas redes sociais.

Números
Também foram apresentados os principais números das eleições municipais de 2024. O eleitorado catarinense cresceu 2,7% em relação às eleições de 2022 e 8,35% em comparação com as eleições de 2020. Mais da metade dos eleitores (51,89%) são mulheres, contra 48,11% de homens.

Uma das características de Santa Catarina é que o estado é formado principalmente por pequenos municípios. Das 295 cidades catarinenses, apenas três poderão ter segundo turno por terem mais de 200 mil eleitores. São elas: Joinville, Florianópolis e Blumenau. Por outro lado, mais 53% dos municípios têm menos de 7,5 mil eleitores.

Nas eleições deste ano, estarão em disputa 295 cargos para prefeito, 295 para vice-prefeito e 2.655 vagas para vereador. O TRE-SC espera mais de 26 mil registros de candidatura. O prazo para o registro de candidatos encerra no dia 15 de agosto.

Novidades
O pleito eleitoral de 2024 apresenta novidades. Entre elas, a possibilidade de usar o número do CPF do eleitor para habilitar a urna, no lugar do título de eleitor. Outra alternativa é o uso da biometria. Segundo o TRE-SC, 86% dos eleitores catarinenses estão habilitados para essa modalidade. O eleitor poderá votar sem o título, mas precisa apresentar um documento oficial com foto ou o aplicativo e-Título com fotografia.

Uma informação importante é que em eleições municipais não existe a possibilidade de voto em trânsito ou voto no exterior, já que em cada município são candidatos diferentes. Em casos específicos, como em razão do trabalho ou por dificuldade de locomoção, se não puder comparecer ao seu local de votação no dia do pleito, o eleitor poderá solicitar uma Transferência Temporária de Eleitores (TTE). O prazo para essa solicitação termina no dia 22 de agosto.

Geral

Madrasta e bebê morrem atropeladas por caminhão em Pomerode; polícia vai investigar

Publicado

em

Uma mulher de 37 anos e uma bebê de 18 meses morreram atropeladas por um caminhão, nesta segunda-feira (16), em Pomerode, no Vale do Itajaí. As vítimas estavam em uma bicicleta. O acidente ocorreu em um trecho em obras na SC-110, no bairro de Testo Rega, na Rua Presidente Costa e Silva.

Segundo os Bombeiros Voluntários, um socorrista que estava a caminho de outra ocorrência viu o acidente e acionou as equipes via rádio.

Ao chegarem no local, os bombeiros encontraram a mulher morta sob o caminhão e a bebê ao lado do veículo, também sem sinais vitais. Ainda conforme os bombeiros, o motorista do caminhão estava em estado de choque e foi levado ao hospital.

As polícias Militar, Civil e Científica também estiveram no local do acidente. As identidades das vítimas ainda não foram informadas. De acordo com o delegado de Polícia Civil, Jhon Endy Lamb, um inquérito policial será instaurado “para evidenciar a provável dinâmica da ocorrência”.

Procurada pelo ND Mais, a SIE (Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade) explicou que aguarda a investigação das autoridades ser concluída para se manifestar.

Continuar lendo

Geral

Gerontocídio: Câmara dos Deputados aprova aumento de pena para homicídio de idosos

Publicado

em

O projeto de lei que considera hediondo o crime de gerontocídio, que é o assassinado de idosos por essa condição, foi aprovado pela Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (12). Com a aprovação, a pena prevista será a mesma para os demais tipos de homicídios qualificados, a exemplo do feminicídio: de 12 a 30 anos de prisão. O projeto de lei 7.769/17, de autoria do deputado Gilberto Nascimento (PSD-SP), foi aprovado por meio de uma substitutiva global do relator Hugo Leal (PSD-RJ). O texto segue agora para análise do Senado Federal. Além de maior tempo de prisão para assassinato de idosos, caso entre em vigor, a lei prevê como agravantes para aumentar a pena em um terço até a metade se o crime for praticado:

  • Por parentes afins ou consanguíneos (como filhos, pais, irmãos ou cônjuge);
  • Contra pessoa idosa sem discernimento ou com o discernimento prejudicado;
  • Contra pessoa idosa com deficiência;
  • Na presença de descendente ou de ascendente da vítima.

Segundo o projeto, considera-se que há razões de condição de idoso quando o crime envolve violência doméstica e familiar ou menosprezo ou discriminação à condição de idoso.

Continuar lendo

Economia

Quando será a diplomação dos eleitos na Grande Florianópolis? Veja datas e locais

Publicado

em

O TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina) já divulgou as datas e locais previstos para as audiências de diplomação dos eleitos nas eleições municipais de 2024. As cerimônias começaram no dia 4 de dezembro em todo o estado. A diplomação dos eleitos é um atestado da Justiça Eleitoral de que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e está apto a tomar posse do cargo. A entrega dos diplomas é feita após o fim dos prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições.

A posse dos prefeitos deve ocorrer no dia 1º de janeiro de 2025. Já os vereadores não têm data definida na Constituição Federal para tomar posse, e sim na Lei Orgânica de cada município. A diplomação dos eleitos é um atestado da Justiça Eleitoral de que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e está apto a tomar posse do cargo. A entrega dos diplomas é feita após o fim dos prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições.

A posse dos prefeitos deve ocorrer no dia 1º de janeiro de 2025. Já os vereadores não têm data definida na Constituição Federal para tomar posse, e sim na Lei Orgânica de cada município. As 295 cidades catarinenses escolheram os representantes para prefeituras e câmaras municipais no dia 6 de outubro. Pela primeira vez desde 2000, não houve segundo turno no estado. Florianópolis

  • Data: 17/12 às 17h
  • Local: Sala de Sessões Ministro Teori Zavascki, no TJSC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina)

Palhoça

  • Data: 17/12 às 14h
  • Local: Fórum de Palhoça

São José

  • Data: 18/12 às 19h
  • Local: Auditório do Colégio Municipal Maria Luiza de Melo

Biguaçu

  • Data: 16/12 às 17h
  • Local: Prefeitura de Biguaçu

Tijucas

  • Data: 18/12 às 16h30
  • Local: Câmara Municipal de Tijucas

São João Batista

  • Data: 17/12 às 18h
  • Local: Centro Cultural Batistense Professora Maria Roselene Duarte Clemes – São João Batista

Santo Amaro da Imperatriz

  • Data: 18/12 às 14h
  • Local: Salão Frei Fidêncio – Santo Amaro da Imperatriz

Governador Celso Ramos

  • Data: 16/12 às 17h
  • Local: Prefeitura de Biguaçu

Nova Trento

  • Data: 17/12 às 18h
  • Local: Centro Cultural Batistense Professora Maria Roselene Duarte Clemes – São João Batista

Canelinha

  • Data: 18/12 às 14h
  • Local: Câmara Municipal de Canelinha

As datas das demais cidades catarinenses podem ser consultadas na tabela do TRE-SC.

Continuar lendo

MAIS LIDAS