A baixa procura por vacinação contra Covid-19 pode causar a perda de aproximadamente 64,7 mil doses do imunizante nos próximos meses em Santa Catarina. Esse cenário é uma consequência de que, entre as cerca de 5 milhões de pessoas que já poderiam ter recebido a dose de reforço bivalente, aproximadamente 4,4 milhões ainda não buscaram os postos de saúde do Estado para a imunização. Os dados são da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC).
Se a quantidade de pessoas imunizadas não vier a aumentar nas próximas semanas, as vacinas da Janssen, Butantan e Pfizer, ainda em estoque, podem precisar ser descartadas em Santa Catarina devido à data de validade.
De acordo com a Dive, do número total de doses armazenadas, 52.788 vão vencer ainda em agosto. Para estas, o órgão solicitou à Anvisa a extensão da validade das vacinas. Há ainda entre as doses, 2.650 da marca Janssen, que possuem vencimento para setembro. Outras 9.320, do Instituto Butantan, tem data de validade para outubro.
O cenário ocorre no momento em que 51 municípios catarinenses estão em alerta vermelho para a doença, conforme o último boletim epidemiológico da Covid-19 no Estado. Já em risco médio, são 82 cidades. Ao menos 942 pacientes em Santa Catarina são considerados ativos, atualmente.
Nova cepa da Covid
Uma nova variante da Covid-19 tem preocupado a Organização Mundial de Saúde (OMS). Intitulada por Éris, a subvariante da Ômicron já chegou no Brasil. Um caso foi registrado em São Paulo. Conforme a Dive, não há pacientes em Santa Catarina e nem casos suspeitos.