Um casal de idosos viveu momentos de angústia durante o ataque de pitbulls em Blumenau, no Vale do Itajaí. Gertrudes e Henrique Wust, de 83 e 88 anos, sofreram ferimentos nos braços e pernas, causados pelas mordidas dos animais. O caso aconteceu na manhã de segunda-feira (18), após os pitbulls escaparem e invadirem a casa vizinha. Em entrevista para a NDTV Record de Blumenau, os idosos falaram sobre o momento aterrorizante e a perda do pet, chamado Lipe, morto pelos cachorros.
Gertrudes estava na horta de casa quando os cachorros arrancaram o portão e foram para cima de seu poodle. “Ele dormia com a gente, só ficava dentro de casa, e morreu”, lamentou. Durante o ataque, a mulher recebeu mordidas ao tentar salvar seu fiel companheiro. Devido aos ferimentos sofridos, ela precisou levar pontos e fazer curativos. Apesar dos machucados leves, Gertrudes sofre com a morte de Lipe. “Eu choro muito, dói, porque o cachorrinho foi embora”. Henrique estava sentado quando viu o portão de casa ser arrancado pelos pitbulls, que foram direto para cima do poodle. Ao ver a situação, ele correu pegar algo para proteger a esposa e o pet, mas acabou sendo atacado pelas costas. O homem conseguiu escapar e foi para dentro de casa, momento em que os pitbulls entraram, um deles ainda estava com Lipe na boca. “Lá dentro, o branco pulou em mim e engoliu meu braço”, disse.
No momento aterrorizante, com medo de perder o braço, ele lembrou da faca de carne deixada na cozinha, foi quando ele a usou para ferir o cachorro, que o soltou em seguida. Os pitbulls então saíram, e abandonaram o poodle morto do lado de fora. Conforme Henrique, essa foi a terceira vez que os cachorros atacaram um pet da família, que mora na rua Antônio Francisco de Oliveira, no bairro Glória. O idoso disse ainda que os pitbulls apanhavam dos tutores e, na primeira situação envolvendo os animais, um deles afirmou que o caso não se repetiria, mas aconteceu.
“O cachorro deu a vida para salvar a gente, porque se ela [esposa] pega o cachorrinho no colo, iam matar os dois”, afirmou Henrique.
Ataque de pitbulls revelou crime de maus-tratos
Após o registro do ataque de pitbulls, a Polícia Civil esteve na casa dos tutores dos animais para verificar a situação em que eles viviam. Durante a averiguação, os agentes se depararam com um caso de maus-tratos.
A ação na casa dos tutores foi realizada pelos agentes da Delegacia de Proteção Animal do Departamento de Investigação Criminal, em conjunto com a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Além dos cachorros, foram encontrados dezenas de pássaros nativos em condições de maus-tratos, presos dentro de gaiolas, todos sem anilha. Também foram localizados armadilhas usadas para captura ilegal de aves nativas.
Dois homens foram presos nessa terça-feira (1º) em Itapoá, no Litoral Norte de Santa Catarina, suspeitos de envolvimento no homicídio de Richard Humberto Sachs, de 28 anos, conhecido como “Polaquinho”. O crime ocorreu em 13 de dezembro de 2024, no bairro Itapema. A Polícia Civil apurou que a vítima foi brutalmente agredida dentro de casa por pelo menos quatro homens. Em seguida, foi levada até a residência de um traficante local, onde sofreu novas agressões antes de ser morta e ter o corpo abandonado na região. As investigações indicam que o homicídio teria sido motivado pelo furto de uma bicicleta da avó de um traficante. A vítima teria trocado o objeto por drogas em um ponto de tráfico da cidade.
Entre os presos, estão o motorista do veículo usado para transportar a vítima e desovar o corpo, além do traficante que recebeu a bicicleta furtada. Durante a operação, a polícia apreendeu pequenas quantidades de maconha e cocaína, além de cinco munições calibre .380. Os presos foram interrogados e encaminhados ao presídio.
Para escolher o imóvel para veranear, é preciso estar atento e tomar precauções. O golpe do falso aluguel na temporada, com anúncios fraudulentos, causa prejuízos aos turistas em todo o país. Em Santa Catarina, Florianópolis liderou casos de anúncios falsos em 2024, com 24% do total, segundo levantamento da plataforma de classificados OLX. Apesar de Florianópolis ser a cidade com maior número de anúncios falsos, o estudo também faz um alerta especial para quem pretende visitar o litoral Norte do estado. Segundo o levantamento, 65% das tentativas do golpe foram feitas na região, com Balneário Camboriú (18%) e Bombinhas (14%) como principais alvos. Os imóveis mais usados para o falso aluguel são casas (65%) e apartamentos (29%). Segundo o MPSC (Ministério Público de Santa Catarina), os estelionatários se passam por proprietários ou corretores para abordar as vítimas, usando fotos de imóveis reais.
Como ocorre o golpe do falso aluguel?
Para convencer as vítimas de que a oferta é boa, os golpistas oferecem condições atrativas, como preços abaixo do mercado e ausência de fiador. Argumento como a existência de outros interessados ou garantias para fechar o negócio podem convencer a vítima a realizar pagamentos adiantados. Nesse momento, o interessado se torna efetivamente uma vítima. Promotor de Justiça Leonardo Cazonatti Marcinko, coordenador do Centro de Apoio Operacional do Consumidor do MPSC, entende que as pessoas busquem a melhor oferta possível antes de contratar um aluguel. “Não se trata de um serviço barato, principalmente na alta temporada de verão. No entanto, é preciso desconfiar das ofertas muito atrativas”, alerta.
O secretário de Estado de Saúde, Diogo Demarchi, garantiu, na manhã desta quarta-feira (02), que será oficializado, ainda nesta semana, o repasse de R$ 1,5 milhão para o Hospital Municipal Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú. Conforme a Prefeitura de Balneário Camboriú, o investimento será aplicado em obras de infraestrutura básica no local. A solicitação dos recursos foi feita durante reunião realizada no hospital com a presença da prefeita, Juliana Pavan, e do vice-prefeito, Nilson Probst. “Estamos empenhados em garantir os atendimentos no hospital e, mais do que isso, buscar a excelência. Mas, para isso, precisamos da ajuda do governo do Estado e, neste sentido, o encontro de hoje foi muito produtivo”, analisou a prefeita. Também estiveram presentes no encontro a deputada estadual Paulinha; a secretária de Saúde, Aline Leal; e a diretora-geral do hospital, Andressa Hadad; entre outros. Segundo a prefeita, além dos recursos, o secretário Diogo Demarchi garantiu ainda o repasse de mais investimentos para projetos que estão sendo finalizados, o que deve acontecer nos próximos 60 dias. Conforme o município, os R$ 1,5 milhão serão utilizados para executar o projeto que prevê a adequação e ampliação da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, Central de Material Esterilizado e Centros Cirúrgico e Obstétrico, Além disso, o projeto contempla ainda a modernização da recepção e cozinha e placas de sinalização do hospital.