Um casal de idosos viveu momentos de angústia durante o ataque de pitbulls em Blumenau, no Vale do Itajaí. Gertrudes e Henrique Wust, de 83 e 88 anos, sofreram ferimentos nos braços e pernas, causados pelas mordidas dos animais. O caso aconteceu na manhã de segunda-feira (18), após os pitbulls escaparem e invadirem a casa vizinha. Em entrevista para a NDTV Record de Blumenau, os idosos falaram sobre o momento aterrorizante e a perda do pet, chamado Lipe, morto pelos cachorros.
Gertrudes estava na horta de casa quando os cachorros arrancaram o portão e foram para cima de seu poodle. “Ele dormia com a gente, só ficava dentro de casa, e morreu”, lamentou. Durante o ataque, a mulher recebeu mordidas ao tentar salvar seu fiel companheiro. Devido aos ferimentos sofridos, ela precisou levar pontos e fazer curativos. Apesar dos machucados leves, Gertrudes sofre com a morte de Lipe. “Eu choro muito, dói, porque o cachorrinho foi embora”. Henrique estava sentado quando viu o portão de casa ser arrancado pelos pitbulls, que foram direto para cima do poodle. Ao ver a situação, ele correu pegar algo para proteger a esposa e o pet, mas acabou sendo atacado pelas costas. O homem conseguiu escapar e foi para dentro de casa, momento em que os pitbulls entraram, um deles ainda estava com Lipe na boca. “Lá dentro, o branco pulou em mim e engoliu meu braço”, disse.
No momento aterrorizante, com medo de perder o braço, ele lembrou da faca de carne deixada na cozinha, foi quando ele a usou para ferir o cachorro, que o soltou em seguida. Os pitbulls então saíram, e abandonaram o poodle morto do lado de fora. Conforme Henrique, essa foi a terceira vez que os cachorros atacaram um pet da família, que mora na rua Antônio Francisco de Oliveira, no bairro Glória. O idoso disse ainda que os pitbulls apanhavam dos tutores e, na primeira situação envolvendo os animais, um deles afirmou que o caso não se repetiria, mas aconteceu.
“O cachorro deu a vida para salvar a gente, porque se ela [esposa] pega o cachorrinho no colo, iam matar os dois”, afirmou Henrique.
Ataque de pitbulls revelou crime de maus-tratos
Após o registro do ataque de pitbulls, a Polícia Civil esteve na casa dos tutores dos animais para verificar a situação em que eles viviam. Durante a averiguação, os agentes se depararam com um caso de maus-tratos.
A ação na casa dos tutores foi realizada pelos agentes da Delegacia de Proteção Animal do Departamento de Investigação Criminal, em conjunto com a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Além dos cachorros, foram encontrados dezenas de pássaros nativos em condições de maus-tratos, presos dentro de gaiolas, todos sem anilha. Também foram localizados armadilhas usadas para captura ilegal de aves nativas.