Connect with us

Automotivo

Na China, Chery iCar já está na segunda geração e custa R$ 57.000

QQ Wujie Pro é renovação profunda do eQ1, vendido aqui como iCar, e marca a emancipação da QQ enquanto marca independente dentro do grupo

Publicado

em

O Chery QQ não é, exatamente, um automóvel bem afamado. Seja na China, seu mercado de origem, ou no Brasil, onde já foi ofertado em duas versões bem diferentes, o subcompacto é uma alternativa ao transporte coletivo sem maiores pretensões.

Mas desde o final do ano passado, quando o QQ Ice Cream foi lançado como o primeiro elétrico ultramini da marca, as coisas mudaram – e para melhor. QQ se tornou uma marca de minielétricos, que engloba modelos como o próprio Ice Cream e o eQ1, vendido no Brasil como iCar.

Antes de mais nada, é importante frisar que o QQ Wujie Pro de que vamos falar é uma espécie de irmão maior do Ice Cream, correspondendo a uma espécie de segunda geração do iCar vendido por aqui e que, na China, tem três denominações: eQ1, S51 EV ou @ant. Apesar de ser uma atualização do próprio iCar, ambos conviverão no mercado chinês.

Lá, suas vendas começam neste mês, com preços que partem de 79.990 yuanes (o equivalente a R$ 57.065) e chegam em 101.900 yuanes (R$ 72.700), valores até 62% inferiores aos do iCar “brasileiro” – do qual, frise-se, este lançamento corresponde à segunda geração.

Um iCar atualizado e maior

O QQ Wujie Pro tem 3,40 metros de comprimento e é 20 cm maior que o iCar. Sua distância entre-eixos é apenas 1 cm maior, mantendo as mesmas largura e altura do EV mais “barato” do Brasil.

Seus maiores ganhos nesta nova geração se referem à autonomia, que agora chega a 408 quilômetros (alcance 45% maior) sem necessidade de recarga das baterias, e à potência, que saltou de o equivalente a 61 cv para 95 cv (70 kW).

Nesta configuração mais avançada, o subcompacto vai de 0 a 50 km/h em 4,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 125 km/h – além deste trem de força, há uma opção de entrada de 55 kW, com autonomia de 301 km. Em ambas as variantes, tanto a tração quanto o motor elétrico são traseiros.

Visualmente, o QQ Wujie Pro – ou iCar Pro, para quem prefere – é bem diferente dos seus antecessores. Seu estilo quadradinho é realçado pelos apêndices (“estribos” laterais e barras de teto) aventureiros e as enormes rodas (aro 16 polegadas) dão um toque de esportividade ao subcompacto.

Sua plataforma, denominada @Life, é dedicada, totalmente feita em alumínio e a adoção de um processador Qualcomm 6155, de terceira geração e 1,9 GHz permitiu a introdução do sistema de monitoramento panorâmico de 540 graus, que exibe imagens da parte baixa do veículo em uma função chamada de “transparent chassis”.

Outros recursos são conexão Wi-Fi e 4G, navegador com comandos de voz e até karaokê.

Por dentro, o QQ Wujie Pro traz console frontal limpo e saídas de ar que cobrem toda a largura do painel, posicionadas na sua parte mais alta. Atrás do volante multifuncional de dois raios fica o painel de instrumentos digital de 7 polegadas, mas é a enorme tela tátil flutuante ao centro que domina o ambiente – são duas opções, de 10,2 ou 12,9 polegadas.

Já no capítulo segurança, destaque para duplo airbag e controle eletrônico de estabilidade como itens de série – ambos indisponíveis para o ultramini Ice Cream. As versões topo de linha contam com assistências ao motorista como aviso de colisão frontal (sem frenagem de emergência autônoma) e desvio involuntário de faixa, além do monitoramento de ponto cego.

Leia também: Por que a Jeep está desistindo da China, o maior mercado do mundo

O pacote de baterias de lítio-ferro-fosfato (ou fosfato de ferro-lítio, LFP) promete mais eficiência de descarga e carga, maior vida útil e capacidade de ciclo profundo, mantendo seu desempenho – ou seja, demorando mais para “viciar” que as de íon de lítio (óxido de cobalto, manganês, níquel e lítio, NMC).

Como trata-se de um EV popular, ambas as suas baterias podem ser carregadas em cerca de sete horas em tomadas de energia comuns, intervalo que pode ser acelerado com o uso de carregadores rápidos – neste caso, a recarga de 80% do pacote pode ser feita em apenas 30 minutos.

Para quem tem medo do fantasma comunista chinês, a boa notícia é que não há com o que se preocupar – pelo menos no que se refere a este lançamento.

Exclusivo para o mercado doméstico, lá, os chineses podem pré-encomendar uma unidade por meio de “crowdsourcing”, depositando 999 yuans (o equivalente a R$ 715; isso mesmo, setecentos e quinze reais!), que dão direito a benefícios como uma “garantia vitalícia”, assistência rodoviária gratuita e lavagens durante um ano.

Automotivo

Em ‘protesto’, casal impede ônibus de sair de rodoviária, faz confusão e acaba preso em SC

Publicado

em

Um casal foi preso na noite desta segunda-feira (2), ao tentar impedir a saída de um ônibus da rodoviária de Balneário Camboriú, no Litoral Norte catarinense.  A Guarda Municipal foi chamada, já que o homem e a mulher estavam obstruindo a saída do veículo e atrasando a saída de 40 pessoas que precisavam seguir viagem. De acordo com a Guarda Municipal, ambos alegaram que estavam em protesto, já que “ONGs não queriam ficar com seus animais”, cerca de sete gatos e um cachorro. Os animais não estavam no local. Ainda segundo a GM, o casal de manifestantes não acatou as orientações e foi informado de que teria que deixar o local. Em resposta, ambos se jogaram no chão com o objetivo de continuar com o protesto.

A mulher, de 45 anos, e o homem, de 38, tiveram que ser retirados do local pelos agentes de segurança.

Os guardas relatam que começaram a gritar e fazer escândalo, além proferir inúmeros xingamentos aos integrantes da guarnição. Por isso, foram presos e levados à delegacia por perturbação de sossego.

Continuar lendo

Automotivo

Homem sai para socorrer a irmã e bate o carro na Beira-Mar Norte de Florianópolis

Publicado

em

Segundo a GMF (Guarda Municipal de Florianópolis), ele perdeu o controle do veículo e invadiu o canteiro central da Beira-Mar Norte, próximo ao cruzamento com a Avenida Mauro Ramos.

É possível ver nas imagens que o capô da caminhonete foi danificado pelo impacto da batida. A GMF ainda informou que o motorista teve ferimentos leves e foi encaminhado ao Hospital Governador Celso Ramos pelos bombeiros. O condutor contou aos agentes da GMF que havia recebido uma ligação a respeito de sua irmã, que estava passando mal com problemas de saúde no Cepon (Centro de Pesquisas Oncológicas).

Ele se dirigia ao Cepon para socorrer a irmã quando perdeu o controle e bateu o carro no canteiro central da Beira-Mar Norte, no sentido Elevado do CIC (Centro Integrado de Cultura). A caminhonete foi retirada do local e a via foi liberada às 15h45.

Continuar lendo

Automotivo

Fuga, direção perigosa e jovem preso: carro furtado de SP revela 278 kg de maconha em SC

Publicado

em

Uma abordagem resultou na apreensão de 278kg de maconha em Caibi, Oeste de Santa Catarina, na tarde desta terça-feira (3). Um homem de 24 anos foi preso e o carro, que levava a droga, era furtado. Após denúncia sobre tráfico de drogas, a PM (Polícia Militar) e a PRF (Polícia Rodoviária Federal) observaram o veículo que deslocava em sentido contrário na pista.

O motorista ignorou as ordens de parada dos policiais e tentou fugir, porém foi abordado logo na sequência. Além da droga, os agentes identificaram que o veículo foi furtado em São Paulo e o motorista tinha um mandado de prisão em aberto, que foi expedido no Paraná.

Com isso, o suspeito, o carro e a droga foram encaminhados para a delegacia de Polícia Civil de Palmitos para os procedimentos necessários.

Continuar lendo

MAIS LIDAS