Connect with us

Política

Alesc homenageia personalidades e instituições na segunda-feira (21)

A comenda é a maior distinção do Parlamento catarinense e homenageia as personalidades e instituições que se destacaram por seu compromisso social e empreendedorismo em prol de Santa Catarina.

Publicado

em

Agencia AL

A Assembleia Legislativa promove, na próxima segunda-feira (21), às 19h, sessão solene para a outorga da Comenda do Legislativo Catarinense. Instituída pela Resolução 2/2008, a comenda é a maior distinção do Parlamento catarinense e homenageia as personalidades e instituições que se destacaram por seu compromisso social e empreendedorismo em prol de Santa Catarina.

Na cerimônia, que será conduzida pelo presidente da Alesc, deputado Moacir Sopelsa (MDB), serão homenageados 39 empresários, entidades e personalidades das mais diversas áreas de atuação no estado indicados pelos parlamentares catarinenses.

Homenageados com a Comenda do Legislativo Catarinense 2022

1- Ada De Luca (MDB): empresário, Antônio Luís Foscarini;

2 – Altair Silva (PP): ex-vereador de São Lourenço do Oeste e ex-prefeito de Novo Horizonte, Santos Zilli;

3 – Ana Campagnolo (PL): médica, Zélia Gerente Dal Castel;

4 – Bruno Souza (Novo): professor, Marcos Laffin;

5 – Coronel Mocellin (Republicanos): militar, Sérgio Luís Sell;

6 – Dr. Vicente Caropreso (PSDB): músico, Érico Virícimo;

7 – Fabiano da Luz (PT): técnico em enfermagem, Ivani Deters Goergen;

8 – Felipe Estevão (União): atleta e empresário, Andrey Martins de Andrade;

9 – Fernando Krelling (MDB): empresário e ex-prefeito de Joinville, Udo Döhler;

10 – Ismael dos Santos (PSD): prefeito de Gaspar, Kleber Edson Wan-Dall;

11 – Ivan Naatz (PL): administrador, Iburici Fernandes;

12 – Jair Miotto (União): empresário, Cecilio Mota de Faria Neto;

13 – Jerry Comper (MDB): indústria e comércio de autopeças, Tercílio Marchetti Indústria e Comércio de Auto Peças Ltda./ Molas Marchetti Empresa;

14 – Jessé Lopes (PL): Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope);

15 – João Amin (PP): empresário in memoriam, Paulo Toniolo;

16 – José Milton Scheffer (PP): prefeito de Ituporanga e ex-deputado estadual, Gervásio José Maciel;

17- Julio Garcia (PSD): Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Braço de Norte;

18 – Kennedy Nunes (PTB): auditor do Estado, Augusto Puhl Piazza;

19 – Laércio Schuster (União): ação social, Erna Ender Scheidt;

20 – Luiz Fernando Vampiro (MDB): empresário, Custódio Abílio da Silva;

21 – Luciane Carminatti (PT): padre Dulcio Antônio de Araujo;

22 – Marcius Machado (PL): empresário, Edevaldo Linhares;

23 – Marcos Vieira (PSDB): Movimento Pró-pavimentação da SC-350;

24 – Marlene Fengler (PSD): empresário, Ricardo Lunardi;

25 – Mauro de Nadal (MDB): Mães Azuis de Maravilha;

26 – Mauricio Eskudlark (PL): empresário, Luiz Roberto Schlichting;

27 – Milton Hobus (PSD): empresário, Silvio Prim;

28 – Moacir Sopelsa (MDB): administrador, Nelson Eduardo Ziehlsdorff;

29 – Nazareno Martins (Podemos): empresário, José Luiz da Silva Spricigo;

30 – Neodi Saretta (PT): Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Faxinal dos Guedes;

31 – Nilso Berlanda (PL): Grupo Berlanda – Hai Toyota, Hit Honda, Floripa Harley Davidson, Pedaw Bike Shop, Shopping Pátio Chapecó e Base Incorporadora e Administradora de Imóveis;

32 – Padre Pedro Baldissera (PT): professor/geólogo, Luiz Fernando Scheibe;

33 – Paulinha (Podemos): desembargador, Altamiro de Oliveira;

34 – Ricardo Alba (União): Movimento Tradicionalista Gaúcho Catarinense;

35 – Rodrigo Minotto (PDT): empresária, Jadina Ferreira Batista;

36 – Sargento Lima (PL): empresário, Edson Nascimento Borges;

37 – Sergio Motta (Republicanos): bispo Pedro Flori Ramos;

38 – Valdir Cobalchini (MDB): professor e reitor da Udesc, Dilmar Baretta;

39 – Volnei Weber (MDB): empresário, Carlos Becker Fornazza.

Ney Bueno
AGÊNCIA AL

Geral

Marcos Vieira quer agilizar repasse de recursos para APAEs e Redes de Combate ao Câncer

Publicado

em

O deputado estadual Marcos Vieira (PSDB) que preside a Comissão de Finanças e Tributação da Alesc, pretende elaborar um Projeto de Lei para facilitar os repasses de recursos do Governo do Estado para as Apaes e para as Redes Femininas de Combate ao Câncer.

Para tanto, foi aprovado nesta quarta-feira (08/05) na sessão itinerante que a Alesc promoveu em Blumenau, um requerimento para que o Secretário de Estado da Fazenda Cleverson Siewert e da Casa Civil Marcelo Mendes participem de um encontro com os deputados para que possam debater as Transferências Especiais Voluntárias (TEVs). “Nossa intenção é fazer com que essas instituições que prestam um trabalho fundamental à sociedade possam receber recursos do Governo do Estado de uma forma mais ágil, sem mais burocracias, nos mesmos moldes com que já acontece com as prefeituras municipais”, explica Marcos Vieira.

A reunião será realizada no dia 22 de maio, às 10h30 na Alesc.

Continue Reading

Economia

Deputado catarinense propõe Frente Parlamentar em Defesa da Uva e do Vinho

Publicado

em

Proposição do deputado estadual Marcos Vieira (PSDB), a Frente Parlamentar em Defesa da Produção da Uva e do Vinho em Santa Catarina foi constituída na Alesc.

A intenção, segundo o deputado Marcos Vieira é valorizar e fomentar a produção de um mercado que cresce a cada ano e que coloca Santa Catarina em destaque. “Santa Catarina é o quarto produtor de uva de mesa e a produção da uva envolve quase 2,5 mil agricultores, estando em mais de 70% dos municípios catarinenses” explicou o deputado.

Os vinhos finos de altitude também são um destaque no estado, produzidos no Planalto Serrano e Meio Oeste. Do mesmo modo, a uva Goethe é produzida no Sul de Santa Catarina. “O que se vê é que cada região do Estado é produtora de um tipo de uva, marcando a variedade e diversidade de modo de produção de uva e seus derivados, como sucos e outros produtos”, comentou Marcos Vieira.

Com a Frente constituída, em breve será realizada a sua instalação, reunindo produtores, indústria, vinícolas, parlamentares, Epagri e o Governo do Estado para aprimorar as ações em benefício desta cultura.

Continue Reading

Política

Dário Berger voltará para o PSDB nessa terça-feira

Publicado

em

O PSDB estadual anunciou na tarde dessa segunda-feira, 18, que o ex-senador e ex-prefeito de Florianópolis e São José está voltando para o ninho.

A filiação dele será por Florianópolis e vai acontecer na terça-feira, 19, às 10 horas, na Sala de Imprensa da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Ele já esteve no partido entre 2003 e 2007. Antes, esteve no PFL (1991 a 2003) e depois que saiu do PSDB, se filiou no MDB (2007 a 2022) e mais recentemente estava no PSB (2022 a 2023), quando disputou a vaga para o senado nas últimas eleições.

Segundo o presidente estadual do PSDB, deputado Marcos Vieira, o partido terá candidato nas principais cidades de Santa Catarina e certamente Dário deve assumir essa responsabilidade na Capital dos catarinenses.

Além do PSDB, Dário tinha conversado também com o deputado estadual Camilo Martins, que era o presidente estadual do Podemos, mas como a deputada Paulinha assumiu o comando da legenda no Estado, Dário Berger se decidiu pelo ninho tucano.

De acordo com aquela famosa pesquisa interna do PP que acabou vazando no início deste ano, Dário aparecia, na estimulada, praticamente empatado com Marquito (Psol) e Pedrão Silvestre (PP). Topázio apareceu em primeiro, com 42%, Marquito e Pedrão com 11% e Dário vinha em quarto lugar com 10%.

Fato interessante dessa pesquisa é que Dário Berger vinha com a mesma porcentagem de Topázio e Pedrão quando perguntado para o eleitor qual a sua segunda opção de voto em Florianópolis.

Com a filiação de Dário Berger, o PSDB catarinense para renascer das cinzas e começa a fechar os seus pré-candidatos nas principais cidades do Estado. Em Blumenau, confirmou a vice-prefeita Maria Regina Soar como pré-candidata em 2024 e em Itajaí, deve ir com a vereadora Ana Carolina Cristofolini Martins.

Já em Criciúma, o partido tenta convencer o secretário de saúde do município, Acélio Casagrande, a entrar na disputa.

Marcos Vieira se esforça para manter ativo o ninho tucano, principalmente nos pequenos e médios municípios. Recentemente, o PSDB trouxe para Florianópolis o presidente nacional do partido, senador Marconi Perilo, e o deputado federal Aécio Neves.

A intenção do PSDB nacional é lançar Aécio candidato a presidente em 2026 para voltar a cena política e retomar o espaço perdido desde que Fernando Henrique Cardoso era presidente do Brasil.

Com informações de ComSergioOliveira.com:

Continue Reading

MAIS LIDAS