Connect with us

Política

Alesc se pronuncia sobre o aumento salarial dos deputados e criação de cargos

Publicado

em

Ainda na terça-feira (11), a Assembleia Legislativa de Santa Catarina se pronunciou sobre a aprovação por meio de nota. Confira o comunicado:

“O Projeto de Lei Complementar, embora de célere tramitação no processo legislativo, é matéria que vem sendo construída no Parlamento há mais de uma década; projeto este que tem por finalidade adequar a estrutura da ALESC ao melhor atendimento ao cidadão Catarinense.

Nenhum dos cargos criados atende gabinetes parlamentares; e, importante dizer, que do total de cargos criados, 35% destes são de ocupação exclusiva por servidores efetivos do Parlamento, não sendo ocupados por comissionados, conforme disposição legal da ALESC.

Os cargos criados, todos, estão voltados a alcançar estrutura de pessoal então inexistente para a Secretaria da Família (4 cargos), para a Escola do Legislativo (7 cargos), para a Corregedoria (3 cargos), para a Secretaria da Mulher (6 cargos) e para as Bancadas Regionais – que atualmente conta apenas com a Bancada do Oeste constituída, a qual possuirá até 2 cargos considerando o número de parlamentares que a integram.

Destaca-se, que a Secretaria da Mulher contempla a Bancada Feminina, a Procuradoria da Mulher e o Observatório de Violência Contra a Mulher, órgãos já instituídos na Casa mais que não contavam com estrutura de pessoal.

Já as Bancadas Regionais visam um atendimento mais específico e presente da Casa ao Catarinense em cada uma das regiões do Estado. O projeto ainda contemplou a criação de cargos com atribuições adequadas às necessidades da Escola do Legislativo, a qual vem prestando atividade de capacitação para milhares de Catarinenses.

Por fim, tocante ao subsídio dos Parlamentares, não ocorreu aumento. O Projeto de Lei Complementar institui retribuição às atividades administrativas do Presidente e da Mesa Diretora, nos percentuais de 50% e 30% – respectivamente; como é praxe em todas as demais Casas Legislativas e Câmaras de Vereadores de nosso País; bem como, institui retribuição por produtividade aos Parlamentares que dirigem comissões, este no percentual de 7,5% por reuniões realizadas, com limitação e vedada cumulação.“

Geral

Polícia apreende quase 400 kg de maconha na Grande Florianópolis; dois homens foram presos

Publicado

em

Na noite da última segunda-feira (2), uma operação da Polícia Militar resultou na apreensão de quase 400 kg de maconha, no bairro Jardim Eldorado, em Palhoça. A ação resultou na prisão de dois suspeitos e na apreensão de uma arma. A abordagem inicial ocorreu por volta das 19h40, após informações de que um veículo havia recolhido drogas em uma residência da região. Durante a revista, os policiais encontraram 17 tabletes de maconha no automóvel.

O motorista, de 28 anos, natural do Rio de Janeiro já tinha passagem pela polícia por resistência à prisão em Santa Catarina. O homem foi preso em flagrante. Após a prisão dos suspeitos, a Polícia Militar seguiu até o local apontado como ponto de coleta e encontraram o restante da droga. No imóvel, foram localizados 398 quilos de maconha, materiais usados para embalar os entorpecentes e uma espingarda.

Continuar lendo

Automotivo

Fuga, direção perigosa e jovem preso: carro furtado de SP revela 278 kg de maconha em SC

Publicado

em

Uma abordagem resultou na apreensão de 278kg de maconha em Caibi, Oeste de Santa Catarina, na tarde desta terça-feira (3). Um homem de 24 anos foi preso e o carro, que levava a droga, era furtado. Após denúncia sobre tráfico de drogas, a PM (Polícia Militar) e a PRF (Polícia Rodoviária Federal) observaram o veículo que deslocava em sentido contrário na pista.

O motorista ignorou as ordens de parada dos policiais e tentou fugir, porém foi abordado logo na sequência. Além da droga, os agentes identificaram que o veículo foi furtado em São Paulo e o motorista tinha um mandado de prisão em aberto, que foi expedido no Paraná.

Com isso, o suspeito, o carro e a droga foram encaminhados para a delegacia de Polícia Civil de Palmitos para os procedimentos necessários.

Continuar lendo

Geral

A vítima fatal, de 23 anos, não portava documentos, e por isso não foi identificada. O local ficou aos cuidados da Polícia Rodoviária Estadual.

Publicado

em

A morte de dois irmãos, um hotel abandonado e uma das vistas mais lindas de Santa Catarina. O que poderia, facilmente, ser uma história de filme de terror, é fato real e faz parte da memória de Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis. A história do Hotel Tinguá, localizado em um morro em frente à Praia das Bananeiras, é antiga conhecida dos moradores da cidade. A morte da proprietária do hotel, Eliane, fez com que o hotel se tornasse herança e motivo de briga entre irmãos. Algumas diferentes versões da história do hotel circulam, em que se conta que um dos irmãos teria matado o outro. Em outras, o irmão teria encomendado a morte. Da mesma forma, são contadas diferentes versões sobre o desfecho do irmão que matou o outro (ou encomendou a morte).

Continuar lendo

MAIS LIDAS