Os deputados integrantes da Bancada do Oeste vão definir as rodovias estaduais que precisam de recuperação e revitalização com mais urgência. A decisão foi tomada em um encontro nesta quarta-feira 20/09 com o Secretário de Estado da Infraestrutura e deputado Jerry Comper, na Alesc.
O coordenador da Bancada do Oeste deputado Marcos Vieira disse que a reunião foi produtiva e que é necessária agilidade para que as obras sejam feitas. “Ao todo serão investidos R$ 600 milhões nessas obras de recuperação que não são apenas tapa-buracos, mas uma intervenção maior par a que a rodovia fique segura e bem sinalizada”, explicou o deputado.
Além de indicar as rodovias com prioridade na recuperação, o encontro também trouxe novidades para rodovias importantes como a SC-283, a SC-160, SC-305 a SC-350, por exemplo. “Uma das rodovias mais críticas que temos é a SC-160 entre Pinhalzinho e Bom Jesus do Oeste e que, de acordo com o Secretário Jerry Comper, terá uma solução na próxima semana, quando a empresa que tem o contrato e o Governo do Estado, junto com os deputados vão chegar a um acordo. Mesma situação com a SC-305 entre São Lourenço do Oeste e Campo Erê. As duas rodovias terão sua reconstrução com concreto”, comentou o coordenador da Bancada do Oeste.
Sobre a SC-283, alguns trechos ainda precisam ter seus projetos finalizados, como entre Seara e Arabutã. “Também cobramos a Ordem de Serviço para finalmente começar as obras entre Mondaí e Itapiranga” ressaltou Marcos Vieira.
A rodovia SC-350 no trecho entre Caçador e a BR-153 teve a sua confirmação de ser reconstruída em concreto e com aumento de capacidade.
Outra novidade informada pelo secretário Jerry Comper é sobre a fiscalização da Polícia Rodoviária Estadual. “Em cada posto da PRE vamos instalar uma balança para fiscalizar o excesso de peso, pois em várias rodovias temos denúncias de que o transporte de cargas excede o permitido o que danifica o pavimento”, explicou o secretário Jerry Comper.
Participaram da reunião além dos deputados da Bancada do Oeste e do secretário Jerry Comper os superintendentes da Secretaria de Estado da Infraestrutura Vissilar Preto, Elias Souza e Luiz Pantoja.
OBRAS SC-283 (Chapecó a Concórdia) – Obra dividida em quatro lotes.
Chapecó-Arvoredo está em ritmo avançado, com 50% de terraplenagem e 45% da drenagem prontas.
Para Arvoredo-Seara, com extensão de 27,5 quilômetros, o contrato com a empresa já está firmado, com prazo de execução de 24 meses. Ordem de Serviço será dada nos próximos dias.
Entre Seara e Arabutã, a licitação está em análise, e de Arabutã a Concórdia está em execução.
SC-283 (Chapecó a São Carlos) – Restauração com aumento da capacidade.
SC-484 (Guatambu a Caxambu do Sul) – Está em processo de finalização, faltando sinalizações e serviços de drenagem
SC-156 (São Domingos até a divisa com o Paraná) – Começou no final do ano passado. A terraplenagem está sendo executada em todo o trecho de 32 quilômetros.
SC-350 (Passos Maia a Abelardo Luz) – Obra dividida em dois lotes, dos quais o de Passos Maia está quase finalizada a terraplenagem.
SC-305 (São Lourenço do Oeste a Campo Erê) – Restauração e ampliação. Obras ainda não iniciaram, equipe técnica está analisando o projeto de pavimentação com concreto.
SC-160 (entroncamento com a BR-282 de Pinhalzinho a Campo Erê) – Restauração e ampliação. Obras ainda não iniciaram, equipe técnica está analisando o projeto de pavimentação com concreto.
SC-492 (São Miguel da Boa Vista a Romelândia) – Implantação e pavimentação. Extensão de 8,7 quilômetros.
SC-452 (Arroio Trinta a Macieira) – Está licitada, com tratativas para dar a ordem de serviço e iniciar os trabalhos
SC-355 (Catanduvas a Jaborá) – Restauração com aumento da capacidade está sendo reavaliada