Preparem os cobertores, pois Santa Catarina terá uma nova sequência de madrugadas congelantes. A intensa frente fria segue sobre o estado nos próximos dias, trazendo quedas significativas nas temperaturas. Os termômetros não devem ultrapassar os 24 °C durante o dia. A onda de frio intensotraz uma sensação térmica ainda mais baixa em algumas regiões do estado. As áreas mais afetadas serão as cidades serranas, como São Joaquim, Urubici e Urupema, onde as máximas não passarão dos 14 °C. Entre terça (29) e quarta-feira (30), as madrugadas serão especialmente frias, com mínimas abaixo dos 10 °C em várias localidades. A frente fria está associada a uma massa de ar polar intensa, que deve manter as temperaturas baixas até o final de abril. Segundo previsões meteorológicas, o frio se intensificará na madrugada de quarta-feira (30), com registros próximos ou abaixo de zero em pontos altos da Serra. Com a passagem da frente fria, o ar gelado já começa a se espalhar, deixando os catarinenses em alerta para as noites e início de manhãs congelantes. Nas regiões mais altas do estado, como a Serra Catarinense, o frio será ainda mais rigoroso, com novas possibilidade de geadas. De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, essa massa de ar frio e seco deve proporcionar novos episódios de geada na Serra Gaúcha e na Serra Catarinense. “As mínimas devem ficar próximas ou abaixo de zero ainda nessa quarta-feira (30)”, alerta.
Scheuer reforça que na quinta (1º) e na sexta-feira (2), as geadas se tornam bem mais isoladas. “No decorrer da sexta-feira e no fim de semana, a geada fica bem isolada na Serra Catarinense”, prevê o meteorologista.
Segundo o especialista, a geada desta quarta-feira (30) deve ficar na mesma proporção que a de terça-feira. Ele reforça que as temperaturas devem permanecer iguais na quarta, entre 6 a 8 °C no Oeste e 2 a 5 °C no Meio-Oeste.
Scheuer explica que na Serra catarinense, os termômetros devem registrar entre -1 a 2, principalmente São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urupema e Urubici. Durante a tarde as temperaturas devem variar entre 20 e 23 °C. Após dias com madrugadas congelantes em Santa Catarina, as temperaturas devem voltar a subir no fim de semana e ficar mais amenas. “Agora com relação à sexta (2), sábado (3) e domingo (4), o tempo seco predomina no estado”, alerta o meteorologista.
“Deve haver variação de nebulosidade no sábado com chuvas esparsas no Litoral Sul e Serra catarinense. A frente fria vai perdendo força a partir da sexta e começa a esquentar um pouco mais no fim de semana”, explica Scheuer. Piter reforça ainda que não há previsão de retorno da chuva por enquanto em Santa Catarina. “Quem sabe antes da segunda quinzena de maio tenha a ocorrência de uma nova frente fria ainda mais forte”, finalizou.