Connect with us

Política

Alesc se pronuncia sobre o aumento salarial dos deputados e criação de cargos

Publicado

em

Ainda na terça-feira (11), a Assembleia Legislativa de Santa Catarina se pronunciou sobre a aprovação por meio de nota. Confira o comunicado:

“O Projeto de Lei Complementar, embora de célere tramitação no processo legislativo, é matéria que vem sendo construída no Parlamento há mais de uma década; projeto este que tem por finalidade adequar a estrutura da ALESC ao melhor atendimento ao cidadão Catarinense.

Nenhum dos cargos criados atende gabinetes parlamentares; e, importante dizer, que do total de cargos criados, 35% destes são de ocupação exclusiva por servidores efetivos do Parlamento, não sendo ocupados por comissionados, conforme disposição legal da ALESC.

Os cargos criados, todos, estão voltados a alcançar estrutura de pessoal então inexistente para a Secretaria da Família (4 cargos), para a Escola do Legislativo (7 cargos), para a Corregedoria (3 cargos), para a Secretaria da Mulher (6 cargos) e para as Bancadas Regionais – que atualmente conta apenas com a Bancada do Oeste constituída, a qual possuirá até 2 cargos considerando o número de parlamentares que a integram.

Destaca-se, que a Secretaria da Mulher contempla a Bancada Feminina, a Procuradoria da Mulher e o Observatório de Violência Contra a Mulher, órgãos já instituídos na Casa mais que não contavam com estrutura de pessoal.

Já as Bancadas Regionais visam um atendimento mais específico e presente da Casa ao Catarinense em cada uma das regiões do Estado. O projeto ainda contemplou a criação de cargos com atribuições adequadas às necessidades da Escola do Legislativo, a qual vem prestando atividade de capacitação para milhares de Catarinenses.

Por fim, tocante ao subsídio dos Parlamentares, não ocorreu aumento. O Projeto de Lei Complementar institui retribuição às atividades administrativas do Presidente e da Mesa Diretora, nos percentuais de 50% e 30% – respectivamente; como é praxe em todas as demais Casas Legislativas e Câmaras de Vereadores de nosso País; bem como, institui retribuição por produtividade aos Parlamentares que dirigem comissões, este no percentual de 7,5% por reuniões realizadas, com limitação e vedada cumulação.“

Geral

A vítima fatal, de 23 anos, não portava documentos, e por isso não foi identificada. O local ficou aos cuidados da Polícia Rodoviária Estadual.

Publicado

em

A morte de dois irmãos, um hotel abandonado e uma das vistas mais lindas de Santa Catarina. O que poderia, facilmente, ser uma história de filme de terror, é fato real e faz parte da memória de Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis. A história do Hotel Tinguá, localizado em um morro em frente à Praia das Bananeiras, é antiga conhecida dos moradores da cidade. A morte da proprietária do hotel, Eliane, fez com que o hotel se tornasse herança e motivo de briga entre irmãos. Algumas diferentes versões da história do hotel circulam, em que se conta que um dos irmãos teria matado o outro. Em outras, o irmão teria encomendado a morte. Da mesma forma, são contadas diferentes versões sobre o desfecho do irmão que matou o outro (ou encomendou a morte).

Continuar lendo

Política

Alesc Itinerante celebra legado dos ex-presidentes da Efapi em Chapecó

Publicado

em

A Efapi (Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó) foi homenageada nesta quarta-feira (27) durante o Programa Alesc Itinerante, realizado em Chapecó, Oeste de SC. O ato seria realizado no ano passado, quando o deputado suplente Zé Caramori, proponente da homenagem, estava no exercício do mandato parlamentar. A sessão solene, que ocorreria em Chapecó, durante a edição da Efapi, foi cancelada em função de questões climáticas.

Foram homenageados o atual presidente e ex-presidentes da feira, que teve sua primeira edição em 1967. “De lá para cá, são 56 anos e 21 edições”, destacou Caramori. “A partir de uma feira local, ela se transformou em um grande evento nacional e internacional. A Efapi orgulha a todos nós e demostra a competência e a seriedade do povo de Chapecó, do Oeste e de Santa Catarina”, completou.

Ricardo Lunardi, filho do primeiro presidente da Efapi, Valmor Ernesto Lunardi, recordou a atuação do pai e de outros pioneiros da feira. Para ele, a feira é responsável pelo desenvolvimento de muitas outras feiras que são gigantes e importantes.

“O objetivo era mostrar o que Chapecó tinha e isso deu certo. Aquela primeira exposição alavancou grandes negócios e se transformou num dos maiores eventos do país”, descreve.

Continuar lendo

Polícia

Mulher mata namorado a facadas após discussão na Grande Florianópolis

Publicado

em

Uma mulher, de 24 anos, esfaqueou e matou o próprio namorado, de 31 anos, na madrugada desta quinta-feira (28), em Palhoça, na Grande Florianópolis. Segundo a Polícia Militar de Santa Catarina, o homicídio teria ocorrido após uma discussão entre o casal. A PMSC foi chamada por volta das 2h40 para atender a ocorrência, que é investigada pela Delegacia de Homicídios de São José. Segundo a investigação, a mulher, que tem passagens policiais por furto, teria agredido o namorado após uma discussão. Ele chegou a ser conduzido ao hospital, mas não resistiu. A suspeita foi presa em flagrante, na cidade de São José. Segundo a PM, a vítima tinha passagens policiais por tráfico de drogas, organização criminosa, roubo, porte ilegal de arma de fogo e ameaça.

Inicialmente, a Polícia Militar informou que o caso ocorreu na rua Adolfo Donato da Silva, na Praia Comprida. Contudo, o endereço se refere ao local em quea suspeita foi presa.

Continuar lendo

MAIS LIDAS